domingo, 26 de abril de 2015

CAP quer «políticas de continuidade» na agricultura


Publicado a 24 ABR 15 às 23:58
João Machado, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), elogia o trabalho do Governo na agricultura e pede que não haja ruturas se o Partido Socialista vencer as eleições. Em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, João Machado diz que vai esperar para ver propostas do PS.
 
«O que nós queremos é que as políticas sejam de continuidade. E, nesse aspeto, a única coisa que pedimos ao Partido Socialista é que tenha políticas de apoio ao setor, como são capazes de ter e já demonstraram que tiveram no passado», afirma João Machado.
O presidente da CAP elogia o Governo, apesar de reconhecer algumas divergências, considerando que o resultado na agricultura «é largamente positivo». Espera, por isso, que não haja alterações de fundo depois das eleições. «Do CDS, passando pelo PSD - e, tenho esperança que pelo PS -, não há risco de acontecer uma interrupção deste desenvolvimento. Eu julgo que o próprio Partido Socialista não quer voltar à era do Jaime Silva e de estar contra os agricultores. Tem demonstrado, aliás, que repudia essa postura. O próprio ministro António Serrano alterou totalmente a política do seu antecessor», lembra.
Em todo o caso, João Machado diz que espera para ver. «Conheço bem aquilo que CDS e PSD pensam sobre o setor agrícola, porque é o trabalho que temos tido nos últimos quatro anos. Tenho de ver propostas do Partido Socialista, e vê-las com o Dr. António Costa, para ver se as propostas vão nesse sentido».
Nesta entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, João Machado diz também que os agricultores portugueses estão satisfeitos com a nova Política Agrícola Comum (PAC), porque, ao contrário do que acontecia até aqui, a PAC dá agora incentivos para que se produza mais.
O fim das quotas leiteiras, no entanto, é razão de preocupação para pequenos produtores. Ainda assim, João Machado não acredita que a solução passe por criar preços garantidos. O presidente da CAP prefere que se aposte em maior eficiência.
Vítor Rodrigues Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário