segunda-feira, 27 de abril de 2015

Centro para Agricultura e Agroindústria



JusJornal, N.º 2132, 23 de Abril de 2015
JusNet 462/2015

O protocolo para a constituição do Centro de Excelência para a Agricultura e a Agroindústria vai ser hoje assinado em Santarém.
António Torres, administrador executivo da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), disse à agência Lusa que o protocolo vem concretizar o memorando de entendimento assinado em dezembro último entre as entidades fundadoras - a CIMLT, a Câmara de Santarém, o INIAV, O Instituto Politécnico de Santarém (através da Escola Superior Agrária, ESAS/IPS), as Universidades de Lisboa e de Évora, o Agrocluster do Ribatejo e a Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant).

O centro tem por objetivo desenvolver e aprofundar o conhecimento sobre os setores agrícola e agroindustrial, de forte implantação na região, para apoiar produtores e empresas a incorporarem inovação e valor acrescentado e a aumentarem a sua competitividade, disse.

No protocolo que vai ser hoje assinado na presença do secretário de Estado da Alimentação e da Investigação, Nuno Vieira e Brito, as entidades que constituem o Centro de Excelência para a Agricultura e a Agroindústria (CEAAI) propõem-se a, num prazo de cinco anos, produzir e transferir conhecimento para o setor em cinco áreas.

A primeira área elencada é a dos recursos genéticos animais, visando o melhoramento e conservação das raças autóctones nacionais, que ficará sob coordenação do INIAV e da Universidade de Évora, aproveitando as competências e a experiência da investigação desenvolvida há décadas no polo da Fonte Boa do INIAV (antiga Estação Zootécnica Nacional), adiantou.

A equipa que irá trabalhar a área da produção de alimentos, com o objetivo de valorizar os processos de produção vegetal e animal (nomeadamente desenvolvendo novos alimentos, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a proteção ambiental e contribuindo para a redução da dependência externa), será coordenada pelo INIAV e pela ESAS/IPS.

A área da tecnologia, qualidade e segurança alimentar será coordenada pelo INIAV e pela Universidade de Lisboa (que tem várias unidades orgânicas envolvidas no CEAAI, como o Instituto Superior de Agronomia, as Faculdades de Ciências e de Farmácia, o Instituto Superior Técnico).

A Universidade de Lisboa ficará ainda responsável pela coordenação, com o Agrocluster do Ribatejo, da equipa que irá trabalhar as questões da eficiência industrial (incluindo a energética) e, com a Universidade de Évora, da área da valorização de efluentes, subprodutos e resíduos agroindustriais (procurando a integração na cadeia de produção).

O CEAAI centrará a sua atuação na valorização da investigação na área agrícola, pecuária e agroindustrial, recuperando para o polo da Fonte Boa o papel de instituição de referência a nível nacional e internacional e procurando aumentar e diversificar as fontes de financiamento à atividade científica.

Por outro lado, procurará responder às necessidades específicas do tecido empresarial, com foco nas pequenas e médias empresas e às necessidades de formação profissional do setor, promovendo a difusão do conhecimento científico e técnico.

O funcionamento do centro, que vai funcionar no polo da Fonte Boa do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), implicará a realização de investimentos para melhoria das instalações e dos equipamentos existentes, estando prevista a formação de consórcios para candidaturas a programas de financiamento, afirmou o responsável da CIMLT.

O protocolo institui como órgãos de gestão uma equipa de coordenação composta por quatro membros do CEAAI - um do INIAV em permanência e três (Nersant, CIMLT e Sistema Científico Tecnológico Nacional) em mandatos de três anos - e um conselho geral, que integra todos os parceiros e será presidido pelo presidente do INIAV.

(Fonte: Lusa/WKP)

Sem comentários:

Enviar um comentário