sexta-feira, 1 de maio de 2015

Estudo: projeções estimam que agricultura mundial cresça 3,5% nos próximos dez anos



 30 Abril 2015, quinta-feira  CerealiculturaAgricultura
agricultura

O Departamento Agrícola dos Estados Unidos (USDA) emitiu nos últimos dias o seu estudo anual referente às previsões para a agricultura a nível mundial para os próximos dez anos.
Este ano as projeções são feitas para o período de 2015 a 2024.
Entre as principais previsões deste estudo, o USDA estima um crescimento mundial de 3,5% em média, ou seja, um aumento em relação aos anos anteriores. Algo que se deve ao crescimento nas economias emergentes, China e Índia.
Por outro lado, a USDA só prevê um crescimento de 1,9% para a União Europeia.
Já as tensões geográficas devem ter uma grande influência nos mercados, com a Rússia a tentar caminhar para a autosuficiência.
Já a baixa dos produtos agrícolas, que se tem vindo a verificar nos últimos anos, deve ainda manter-se durante alguns anos, mesmo com o aumento da procura, devido ao aumento da população mundial.
Este aumento da procura será compensado pelo aumento das exportações de países como a Argentina, a Austrália, o Brasil, o Canadá, os Estados Unidos e a União Europeia.
Estas previsões devem, contudo, ser analisadas com algum cuidado, vinca o USDA, uma vez que os mercados agrícolas são expostos a muitos riscos, cujos efeitos tornam-se muito nefastos à evolução dos preços.
Existe uma concentração crescente dos factores de produção em zonas com vantagens comparativas e competitivas.
Isto confirma um novo reagrupamento geopolítico à volta das potências emergentes e dos países em vias de desenvolvimento, que devem vir a ter cada vez mais peso a nível mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário