quinta-feira, 30 de abril de 2015

China substitui França como segundo vinhedo do mundo

29-04-2015 
 

 
A China conta com aproximadamente 800 milhões de hectares de vinhedo, o que a situa como o segundo país do mundo com maior superfície de vinhas, depois da Espanha que se mantém em primeiro lugar e movimentando a França para o terceiro lugar.

A nível mundial, registou-se um ligeiro crescimento da superfície de vinhas em oito milhões de hectares (ha) até 7.554 milhões. A redução de vinhedo comunitário e australiano foi compensado com maiores plantações na Ásia e América do Sul, de acordo com os últimos dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIT), que o seu director-geral, Jean-Marie Aurand, apresentou esta semana em Paris.

Em relação à produção mundial de vinho, após do ano recorde em 2013, no ano passado registou-se um bom nível. Quanto a 2015, as primeiras estimativas da produção de vinho no hemisfério sul permitem prever uma ligeira redução de cerca de três por cento frente a 2014.

Voltando a 2014, na produção europeia observa-se duas tendências: França e Alemanha alcançam aumentos significativos de 11 por cento, enquanto a Roménia, Itália e a Espanha passam por contratempos, de 20, 17 e nove por cento, respectivamente, depois das boas colheitas em 2013.

Os Estados Unidos e a África do Sul mantêm bons níveis de produção. Por sua vez, a produção estabilizou na Argentina mas desceu na Austrália, com destaque para o recorde assinalado na Nova Zelândia e as reduções mais significativas que correspondem ao Chila e na China.

Em relação ao consumo mundial de vinho, em 2014 verificou-se uma ligeira diminuição. Os países tradicionalmente consumidores prosseguem com a sua estagnação, em benefício de novos países consumidores na Europa e outras regiões.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário