sexta-feira, 1 de maio de 2015

Há um novo método para reduzir o consumo de água na agricultura


Uma jovem estudante de 23 anos ganhou uma bolsa numa universidade americana após desenvolver um sistema que reduz o consumo de água por agricultores.
A brasileira Mariana Vasconcelos é a responsável pelo sistema. Inspirada pela crise hídrica no Estado de São Paulo, desenvolveu um método de reduzir entre 30% e 60% o gasto de água na agricultura. O sistema usa sensores em plantações que enviam informações sobre a quantidade de água necessária e o momento em que é preciso regar as plantas.
Eis como ela explicou o sistema ao El País:
«Com os dados fornecidos pelos sensores, geramos recomendações e dizemos ao agricultor quanto e quando tem que regar, a humidade do ambiente, as probabilidades de pragas do cultivo, o gasto de água e energia da plantação…»
Em resumo, Vasconcelos encontrou uma forma de juntar a medição de diversos elementos na agricultura de uma só vez e enviá-los para um smartphone. O sistema ainda pode ser adaptado para cada tipo de plantação, funcionando de maneira diferente de acordo com a necessidade de cada lugar.
A jovem - que faz parte da start-up AgroSmart com três colegas - venceu um concurso promovido pela FIAP e como prémio será levada para Silicon Valley nos EUA e estudará num centro de pesquisas da Singularity University, que fica num campus da NASA e é patrocinado pela Google e a Nokia.
Enquanto estiver a estudar fora do Brasil, Mariana também pretende levar o sistema para o sector público e privado - ela quer que até dez explorações usem o seu método até Junho, e 35 até ao fim do ano. Ambicioso, sim, mas, se der certo, pode ter uma grande contribuição no combate à crise hídrica.
Dados da Agência Nacional de Água indicam que 72% do consumo hídrico no Brasil vem da agricultura. Reduzir drasticamente esse consumo, assim, pode ajudar a minimizar os efeitos da falta de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário