sexta-feira, 15 de maio de 2015

Coruche: FICOR 2015 reflete sobre a conservação dos solos



 13 Maio 2015, quarta-feira  Agroflorestal
ficor2015

De 28 a 31 de maio de 2015, tem lugar no Parque do Sorraia e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça de Coruche, a VII edição da FICOR - Feira Internacional da Cortiça.
A temática principal do certame em 2015 intitula-se "Montado e Lezíria - a sua importância para a conservação dos solos", com destaque para o papel destes para os ecossistemas e biosfera.
A FICOR associa-se nesta edição às comemorações do Ano Internacional dos Solos, através da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A intenção visa alertar para a necessidade de gerir os solos de forma sustentável, «com vista a um sistema alimentar produtivo, qualidade de vida no mundo rural e um meio ambiente sustentável, tanto na perspetiva florestal como agrícola», vinca a organização.
Durante a Feira, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça acolhe um ciclo de seminários dedicados à conservação dos solos e haverá visitas de campo ao montado e à lezíria, mas também à indústria.
Entre as novidades da VII edição está o reforço da ligação entre a cortiça e o mundo do vinho, sustentam os organizadores.
Destaque igualmente para a promoção na FICOR do concurso internacional "Selezione del Sindaco" se realiza este ano em Portugal, na cidade de Oeiras.
Irá decorrer, neste sentido, uma ação de sensibilização realizada pelo júri do concurso internacional, demonstrando que a cortiça é a melhor matéria-prima natural para assegurar a correta evolução do vinho em garrafa.
«Ao longo dos anos a FICOR tem vindo a afirmar-se no contexto nacional e internacional pelo carácter interprofissional, agregando os principais agentes da fileira, desde a produção florestal à indústria, passando pela investigação e I&D», afiança a organização, a cargo da Câmara de Coruche.
O programa da FICOR 2015 será disponibilizado em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário