terça-feira, 12 de maio de 2015

Governo da Dinamarca vai investir biliões para ajudar o sector agrícola


Maio 11
08:32
2015

O governo dinamarquês resolveu criar um fundo de 10 mil milhões de coroas para ajudar o sector agrícola, que se encontra em dificuldade.

Já foram alocados 2 mil milhões de coroas para a criação do Dansk Landbrugskapital (fundo de capital para a agricultura dinamarquesa), que espera angariar mais 8 mil milhões de coroas de investidores privados.

Segundo o Ministro da Economia e Desenvolvimento, Henrik Sass Larsen, uma grande percentagem de agricultores dinamarqueses estão com graves dificuldades de tesouraria e podem vir a fechar as suas portas.

A ideia deste fundo é de providenciar um melhor capital de base às explorações agrícolas, para que estas possam vir a investir, sobretudo no sector pecuário, com construção de novas instalações e remodelações das já existentes.

No total os agricultores dinamarqueses têm uma dívida de 350 mil milhões de coroas dinamarquesas.

O governo já tem um acordo de princípio para apoiar os agricultores, estando, por exemplo, previsto o apoio monetário para implementação de normas nas explorações pecuárias, que possam ser mais rigorosas do que as normas de Bruxelas.

As exportações de produtos alimentares correspondem a 25% das exportações totais da Dinamarca. Devido a este facto, os agricultores dinamarqueses sofreram bastante com o embargo russo.

Sem comentários:

Enviar um comentário