sábado, 16 de maio de 2015

Investigadores da Guarda desenvolvem tecnologia para prevenir roubo de colmeias

Maio 15
11:46
2015

O roubo das colmeias começa a ser um flagelo, sobretudo no interior norte do país, o que motivou inclusive acções especiais por parte da GNR.

Investigadores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) apresentaram agora um sistema tecnológico para evitar o roubo das colmeias, que é economicamente viável e não prejudica as abelhas.

Este sistema, denominado SAFE BEE, consiste na colocação de um dispositivo nas colmeias, que, em caso de roubo, emite um alerta para um telemóvel que é definido e dá a localização da colmeia.

Em caso de furto, o telemóvel (smartphone) tem uma aplicação que define o local onde se encontra a colmeia.

O SAFE BEE não emite radiações que podem ser nocivas às abelhas e tem uma pilha com a duração de um ano, pelo que só muda a pilha quando se faz a recolha do mel.

O novo sistema não tem custos de funcionamento e o utilizador só paga o sms quando emitido, ou seja, em caso de roubo.

O valor de cada dispositivo vai ser comercializado ao preço de 170 euros e está a ter uma boa procura por parte dos apicultores.

Todo este processo foi desenvolvido pela empresa MagicKey, que é uma Spin-off do IPG e que também disponibiliza outras aplicações para smartphones, destinadas a melhorar as condições de vida de deficientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário