quinta-feira, 14 de maio de 2015

“Dia Aberto” dedicado às Fruteiras Tradicionais Regionais

CONVITE

Visita às coleções de Fruteiras Tradicionais e Coleção Ampelográfica Regional, instaladas no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT).

No próximo dia 27 de maio de 2015, irá decorrer no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), a partir das 10,00 h, uma ação de divulgação "Dia Aberto", para a qual gostaríamos de expressamente convidar V. Ex.ª a participar (ver programa em anexo).

Nesta visita, terá a oportunidade de observar as Coleções de Fruteiras Tradicionais e a Coleção Ampelográfica Regional – uva de mesa e vinho, que se encontram atualmente implantadas no CEAT, as quais são o resultado do trabalho desenvolvido por esta Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve no período de 2011 a 2015, no âmbito de dois Projetos apoiados pelo Programa PRODER, designadamente: 
Projeto FRUTALG, intitulado "Prospeção, Recolha, Conservação e Caracterização de Variedades Tradicionais de Fruteiras Algarvias com Interesse para a Agricultura Portuguesa" 
Projeto SULCASTAS, denominado "Prospeção e Caracterização da Variabilidade Genética de Castas de Videiras Autóctones nas Regiões do Alentejo e Algarve".

O Projeto FRUTALG iniciou-se em 2011 e 2012, com a Prospeção e Recolha de material vegetal de Citrinos, Alfarrobeiras, Amendoeiras, Figueiras, Nespereiras, Romãzeiras e Macieiras (Pero de Monchique), com a posterior instalação dessas variedades tradicionais nas nossas Coleções, maioritariamente no CEAT.
Tais materiais vegetais serão em fase posterior caracterizados, tendo em vista avaliar as suas potencialidades, selecionar as mais interessantes e proporcionar material vegetativo a viveiristas autorizados, para uma futura multiplicação e utilização por parte do setor produtivo, bem como preservar este material genético.

O Projeto SULCASTAS iniciou-se também em 2011 e tinha como principais objetivos numa primeira fase: descobrir e preservar diversas castas de uva em vias de extinção e plantá-las em coleções de âmbito nacional e regional. Esse trabalho já foi desenvolvido como poderá ser visto e explicado ao longo da visita.
 Numa fase seguinte será feita uma caracterização do material plantado, a sua avaliação, efetuados estudos de microvinificação, podendo o mesmo em caso de interesse ser utilizado na produção.

 Estas Coleções são das mais importantes do nosso país pelo que esperamos contar com a sua presença neste evento.

VISITA TÉCNICA - "DIA ABERTO" 
27 de maio 2015, às 10:00h
(Centro de Experimentação Agrária de Tavira)
 Estação Agrária de Tavira - Largo de Santo Amaro
(junto à Estação de Caminhos de Ferro de Tavira)

Visita às Coleções de Variedades Tradicionais de Fruteiras e Coleção Ampelográfica Regional, existentes no Centro de Experimentação Agrária de Tavira. 

Programa

9.30 h – Receção dos participantes
10.00 h – Apoio na visita aos grupos:
Coleções de Variedades de Nespereira, Macieira, (Pero de Monchique) e Romãzeira (Visita acompanhada pelo eng.º Marreiros)

Coleções de Variedades de Alfarrobeira, Amendoeira, Oliveira e Figueira (Visita acompanhada pelos eng.ºs João Costa e Armindo Rosa)

Coleção Ampelográfica (Visita acompanhada pelo eng.º João Costa)

Sem comentários:

Enviar um comentário