terça-feira, 12 de maio de 2015

Elvas comemora Dia do Agricultor 2015



 11 Maio 2015, segunda-feira  Ana Clara AgroflorestalAgricultura
dia do agricultor

A 15 de maio o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) assinala, em Elvas, o Dia do Agricultor 2015 com uma jornada que inclui várias iniciativas ao longo de todo o dia.
A iniciativa começa às 10h00 e conta, na sessão de abertura, com a presença do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo de Albuquerque.
Seguem-se vários painéis de debate onde irão estar em cima da mesa diversos temas, entre eles: "A olivicultura nos séculos XVII a XIX", "A valorização de recursos genéticos em oliveira" e "A diversidade do setor olivícola – uma visão sobre a produção, a comercialização e a investigação".
Durante a manhã será ainda apresentado o livro "Boas práticas no olival e no lagar", da autoria de Pedro Jordão, investigador do INIAV e coordenador do projeto REMDA-Olival.
À tarde serão organizados workshops temáticos onde serão apresentadas as atividades de experimentação e investigação desenvolvidas no Pólo de Elvas do INIAV e abordados temas de atualidade no contexto do novo Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020).
Programas de melhoramento de cereais, proteaginosas, forrageiras e pratenses são alguns dos motes dos workshops.
Os organizadores recordam que «os objetivos da estratégia do Ministério da Agricultura e do Mar (MAM), para a investigação e inovação agroalimentar e florestal para o período 2014-2020, visam promover a ligação entre as instituições de investigação e as empresas de forma a responder às necessidades de inovação dos diferentes setores».
Nessa medida, argumentam, «o dinamismo que tem vindo a ser assumido pelo setor olivícola português ao longo da última década, justifica uma discussão alargada de forma a definir uma agenda de investigação que responda às novas problemáticas que se colocam a este importante setor económico».
Neste sentido, o Dia do Agricultor 2015 pretende «ser uma jornada onde se reúnem os diferentes setores que constituem a fileira e que podem contribuir para a definição dessa Agenda».

Sem comentários:

Enviar um comentário