quinta-feira, 21 de maio de 2015

Grande discussão sobre a aprovação dos OGM’s para consumo


Maio 19
11:56
2015

A proposta da Comissão, que visa permitir aos Estados Membros decidir sobre a autorização da comercialização dos OGM's para consumo, está muito acesa.

Além das questões éticas, põem-se agora as questões jurídicas, pois, por exemplo, o Parlamento Europeu quer saber se é legal esta posição face aos princípios comunitários.

Há quem afirme, mesmo, que se esta situação for para a frente, está aberta uma porta para que os países passem a decidir por si em certas matérias, perdendo-se o espírito comunitário.

As organizações de agricultores, bem como os produtores de alimentos para animais, estão completamente contra esta proposta, pois ela pode vir a trazer graves distorções de mercado.

O assunto vai ser discutido do próximo Conselho e os resultados da discussão são imprevisíveis, pois, mesmo dentro dos próprios países, existem opiniões contraditórias.

O assunto ainda tem de ser discutido ao nível do Parlamento Europeu, sendo que vários eurodeputados já pediram pareceres jurídicos e reservam a sua posição para depois da sua realização.

Sem comentários:

Enviar um comentário