terça-feira, 19 de maio de 2015

Produtores de porcos na Bélgica trocam dados para melhorar produtividades

Maio 18
11:43
2015

Na Bélgica, mais concretamente na Flandres, estão a ser criadas "cooperativas de conhecimento" e uma "academia do porco" para que os suinicultores possam trocar dados e experiências entre si, de modo a poderem aumentar as produtividades das suas explorações.

No que diz respeito às cooperativas de conhecimento, são grupos de 6 a 10 produtores, que comparam entre si os resultados das suas explorações e discutem as diferentes experiências, de forma a aumentar as produtividades. As informações repartidas são confidenciais e ficam no grupo.

Esta troca de informação é considerada fundamental para a melhoria da produtividade das explorações, pois incita os menos performantes a trabalharem melhor, uma vez que ficam com consciência de estarem atrasados em relação aos seus colegas.

As cooperativas de conhecimento estão agrupadas numa organização denominada Academia do Porco, que é uma plataforma que colige toda a informação e organiza workshops e seminários, bem como cursos profissionais para melhorar os conhecimentos dos produtores.

A informação é tratada e, assim, é possível ter uma estatística das diferentes performances técnicas das explorações e dar sugestões para as melhorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário