quinta-feira, 21 de maio de 2015

PE apoia resolução para reforçar luta contra a bactéria que atinge oliveiras

20-05-2015 
 

 
Os principais grupos políticos europeus apoiaram uma resolução do Partido Popular espanhol a favor de introduzir medidas para evitar a importação de plantas infectadas pela bactéria Xylella, que tem causado perdas na produção de oliveiras no sul de Itália.

Os eurodeputados negociaram um texto conjunto, que será adoptado pelo Parlamento Europeu, no qual denunciam o atraso por parte da Comissão Europeia na adoptação de medidas firmes contra as importações procedentes de terceiros países atingidos pela epidemia.

O projecto de resolução parlamentar acolhe positivamente a última de cisão da Comissão para aplicar fortes controlos nas fronteiras comunitárias, mas solicita, caso seja necessário, que apenas se autorize a entrada das importações procedentes das regiões do mundo que se encontram totalmente livres da doença.

Desde Outubro de 2014, foram interceptadas na União Europeia plantas de café originárias das Honduras e Costa Rica infectadas pela bactéria, no entanto existem outras regiões da América.

A Comissão decidiu, recentemente, terminar com todas as importações de plantas de café desses países para além de introduzir fortes restrições às importações de outras zonas do mundo afectadas.

A Agência Europeia para a Segurança Alimentar destacou nas suas informações que se trata de uma epidemia com elevado risco de contágio e, para além das oliveiras, outras produções, como os citrinos ou vinhas podem ser vir a ser afectadas, circunstância a evitar tendo em conta a dificuldade para combater a doença.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário