segunda-feira, 27 de julho de 2015

PAC: ministros da Agricultura da UE pressionam Bruxelas


 25 Julho 2015, sábado  Política AgrícolaAgricultura

A Comissão Europeia continua sob pressão dos Ministros da Agricultura dos Estados-membros, no sentido de simplificar a aplicação da Política Agrícola Comum (PAC), sobretudo no que diz respeito às candidaturas dos agricultores às ajudas diretas do primeiro pilar.
Neste momento, alguns analistas defendem que, mais importante do que a simplificação, é a necessidade de ser reestruturada toda a forma de financiamento da Política Agrícola Comum.
Os ministros da Agricultura têm sido particularmente críticos, no que diz respeito à aplicação das normas do greening, que vão trazer fortes penalizações aos agricultores.
A Comissão já prometeu que apresentaria propostas de simplificação até ao final do ano.
Alguns analistas defendem que o segundo pilar deve ser reforçado em termos de verbas, sacrificando o primeiro pilar, para permitir o maior investimento e desenvolvimento da agricultura e, assim, haver um maior equilíbrio de rendimento agrícola em toda a Europa.
Neste momento, o financiamento comunitário para o segundo pilar é menor de 1/3 do previsto para o primeiro pilar.
Por outro lado, há quem defenda que os agricultores precisam de estabilidade, pelo que não são desejáveis alterações significativas no sistema de financiamento, pois isso pode vir a alterar as condições de mercado em relação à altura em que foram tomadas decisões e feitos investimentos.
Existe ainda outra corrente que defende, a partir de 2020, um maior envolvimento financeiro dos Estados-membros, aliviando, assim, o orçamento comunitário.
Fonte: Agroinfo

Sem comentários:

Enviar um comentário