quinta-feira, 30 de julho de 2015

Viticultores do Douro sabem mais cedo quanto mosto podem produzir


Depois de divulgado o comunicado de vindima que este ano fixa em 111 mil pipas (550 litros cada) o mosto que poderá ser transformado em vinho do Porto, os viticultores do Douro aguardam saber a quantidade destinada a cada um. Até 2013, teriam de aguardar cerca de um mês para a autorização de produção (AP), mas desde o ano passado têm ao seu alcance o acesso via eletrónica à autorização de produção (e-AP), ferramenta implementada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP) e que se revelou um sucesso logo no primeiro ano de implementação. Com a e-AP o viticultor fica a saber qual a quantidade de mosto que vai poder beneficiar logo a 1 de agosto. Na vindima deste ano, o IVDP espera um aumento significativo de acessos à e-AP que vem substituir o antigo cartão de benefício que significava, entre outros, a impressão de quase 25 mil documentos de duas ou mais páginas. Em 2014, já 62% dos viticultores acederam à e-AP por este meio, totalizando 88% do mosto distribuído.

"A e-AP é mais um sinal da modernização e simplificação administrativa que o IVDP tem vindo a implementar na região e que pretende facilitar os procedimentos dos viticultores e agentes económicos, melhorando a planificação da vindima e reduzindo os custos de contexto, num setor cada vez mais competitivo", afirma o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral.

Antes do cartão de benefício eletrónico eram gerados cerca de 25 mil documentos de duas ou mais páginas. Dada a quantidade de documentos associado à logística necessária ao seu envio pelo correio, eram necessários cerca de 20 dias para a criação do ficheiro, o envio da informação e a contratação externa do serviço de impressão e envio. Com a e-AP, todos os agentes económicos, através da sua área reservada no site do IVDP podem ter acesso à sua autorização de produção, gerindo assim todo o processo à distância e com maior autonomia e rapidez.

fonte: mediana

Sem comentários:

Enviar um comentário