domingo, 25 de outubro de 2015

Governo em Vinhais para manifestar apoio à alheira e produtos tradicionais

23-10-2015 
  
Os secretários de Estado da Alimentação e adjunto da Saúde vão, esta sexta-feira, a Vinhais, no distrito de Bragança, para mais uma manifestação institucional de apoio à alheira e aos produtos tradicionais, informou o Governo.

O Gabinete do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Vieira Brito, divulgou que o governante e o secretário de Estado adjunto da Saúde, Fernando Leal da Costa, inauguram oficialmente a Rural Castanea, em Vinhais, uma feira dedicada à castanha.

No decurso desta visita, os governantes irão realizar um ato público idêntico ao protagonizado pelo Director-Geral da Saúde, Francisco George, que foi a Mirandela comer alheiras e garantir que o risco de consumir estes produtos regionais «é zero», depois da polémica com cinco casos de botulismo alimentar associados à ingestão de alheiras de uma marca comercial que afetou os enchidos certificados da região.

Os dois secretários de Estado terão a oportunidade de, em Vinhais, segundo informação oficial, «aprovar algumas das especialidades gastronómicas da região, nomeadamente a Alheira, o que acontecerá numa sessão de degustação».

Nesta sessão estarão presentes, para além dos autarcas da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, o Inspector-Geral da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e o Director-Geral da Alimentação e Veterinária.

A Rural Castanea é um certame anual que decorre durante o fim-de-semana, em Vinhais, o concelho maior produtor nacional de castanha, e que reúne para além das principais empresas ligadas ao sector, outros produtos tradicionais nomeadamente o mel, vinho, os licores, a doçaria e o fumeiro.

No comunicado distribuído às redações, o gabinete do secretário de Estado Nuno Vieira Brito sublinha que «esta é mais uma relevante acção de promoção da região e de valorização dos produtos economicamente mais importantes para a região, como são a castanha e a alheira».

A fonte recorda que «são produzidas anualmente cerca de 20 mil toneladas de castanha, representando no sector da exportação mais de 50 milhões de euros, enquanto o fumeiro representa para as exportações nacionais mais de 100 milhões de euros, para o qual contribui a alheira que movimenta, no concelho de Mirandela mais de 30 milhões de euros por ano e emprega cerca de 600 trabalhadores».

O gabinete do Secretário de Estado da Alimentação nota ainda que «estes eventos são um forte contributo para a valorização dos recursos endógenos e de confiança na qualidade e segurança alimentar dos nossos produtos tradicionais».

A polémica dos casos de botulismo, desencadeada em Setembro, provocou reduções na ordem dos «70 por cento» nas encomendas de Alheira de Mirandela, segundo deu conta o presidente da Câmara, António Branco, durante a visita do Director-Geral de Saúde.

Francisco George assegurou, enquanto autoridade da Saúde, que o risco de consumir estes produtos «é zero» e que a situação já «foi controlada".Os agentes locais temem, contudo que o impacto da polémica se prolongue para a época alta do fumeiro que se aproxima e que é o Inverno.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário