domingo, 25 de outubro de 2015

Mais e melhor informação na agricultura pode fazer poupar tempo e dinheiro

Outubro 21
11:27
2015

A introdução de mais informação e novas tecnologias de informação pode contribuir para uma agricultura mais sustentável e, também, para uma melhoria das condições de vida dos agricultores e consumidores.

A recente Política Agrícola Comum 2014-2020 tenta exactamente priorizar a inovação e a distribuição de conhecimento, no sentido de adaptar o sector aos novos desafios.

Numa recente entrevista à EurActiv, o Comissário Phil Hogan falou da revolução Agri-Tech e na utilização de avançados sistemas de comunicação ao longo de toda a cadeia alimentar.

As novas tecnologias devem melhorar a produtividade das culturas, a sanidade animal, mas, acima de tudo, a qualidade de vida dos agricultores, segundo o Comissário.

Uma das novas tecnologias que deve ser apresentada em Abril é o "Map Your Meal", que é uma aplicação para smartphone, que permite ao consumidor ter uma ligação directa com toda a cadeia produtiva dos alimentos.

Com esta aplicação, os produtores e consumidores podem fazer um scan dos produtos e verificar a sua qualidade e frescura. Assim, os consumidores podem escolher os produtos, seguindo todo o seu trajecto desde a produção, transporte e venda.

Também podem ser informados se há OGM's no processo, bem como todos os produtos fitossanitários que foram utilizados e os ingredientes no processo de fabrico.

Esta aplicação, desenvolvida por empresas em Chipre, Áustria, Bulgária, Grécia e Reino Unido, continua a ser desenvolvida para ter cada vez mais produtos.


Sem comentários:

Enviar um comentário