quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Regadio do Alqueva chega a 10 mil hectares de Reguengos de Monsaraz

 26-10-2015 
 

 
Uma área de cerca de 10 mil hectares no concelho de Reguengos de Monsaraz, Évora, vai poder ser regada pelas águas da albufeira do Alqueva, num projecto promovido pela empresa gestora do empreendimento.
 
A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) revelou ter desenvolvido uma solução-base para o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e respectivo Bloco de Rega, a qual vai ser apresentada na terça-feira, naquela cidade alentejana.
 
A área abrangida, segundo a empresa, é de aproximadamente 10 mil hectares de «bons solos agrícolas», os quais «poderão ter como origem de água o Sistema Primário de Alqueva».
 
«Os olivais e as vinhas que originam os famosos vinhos produzidos no concelho de Reguengos de Monsaraz vão poder ser regados pela água da barragem de Alqueva», realçou a câmara municipal do concelho alentejano.
 
A sessão, a realizar no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, a partir das 10:00, vai contar com várias intervenções, após o que, nessa tarde e no dia seguinte, decorre a consulta pública do estudo efectuado.
 
O programa inclui intervenções de vários responsáveis em que vão ser abordadas a caracterização da rede de rega dos blocos de Reguengos de Monsaraz e soluções de financiamento do regadio.
 
O estudo vai estar disponível para consulta pública na CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, na terça-feira à tarde, e no edifício da câmara, na quarta-feira.
 
Na actual campanha de rega, o Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva já rega 88 mil hectares. Depois de concluído, no final deste ano, chegará, na campanha de 2016, aos 120 mil hectares que estavam previstos inicialmente no sistema global de rega do projecto.
 
Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário