quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Agro-ambientais são um «compromisso indiscutível» para o Ministério da Agricultura


Jan 27, 2016

Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, sublinhou que as medidas agro-ambientais já aprovadas por um período de cinco anos constituem um «compromisso indiscutível». As declarações surgiram na sequência «de informação de que haveria intenção do Ministério da Agricultura de não pagar ou reduzir pagamentos para estas medidas», afirmou o ministro.

O seminário sobre "Alterações Climáticas e Agricultura", organizado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a 26 de Janeiro, foi o palco das afirmações de Capoulas Santos, que aproveitou a presença de vários elementos do sector para esclarecer a questão.

O ministro da Agricultura explicou que estas medidas ultrapassaram a dotação prevista em quase 300 milhões de euros, pelo que existem duas soluções: «ou se encontra mais dinheiro ou se reduzem outras medidas». «A solução que encontrei foi a de uma intenção de aumentar em 200 milhões de euros» a dotação para as medidas agro-ambientais.

Por enquanto, «estou a trabalhar para que as expectativas  que foram criadas aos agricultores, no sentido de que haveria esse acréscimo ao orçamento, sejam respeitadas», declarou Capoulas Santos.

Sobre o elevado número de candidaturas nos investimentos agrícolas,  o ministro da Agricultura esclareceu que, a cada concurso, «os agricultores responsáveis pelos projectos que ficarem de fora serão informados e poderão candidatar-se ao concurso seguinte».

Além disso, o Ministério «está a negociar com a banca uma forma de, quando alguém tem um projecto aprovado, existir a possibilidade da banca avançar com aquele montante dando como garantia a aprovação do projecto. Isto permitir-nos-ia continuar a aprovar em contínuo».

Sem comentários:

Enviar um comentário