quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

INE: Evolução da produção e dos preços na agricultura e pescas

27-01-2016 
  
As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística, em 31 de Dezembro, apontam para uma superfície ocupada com cereais de Outono/Inverno próxima do resultado da campanha anterior.

Os trabalhos de preparação do solo e realização de sementeiras ocorreram sem constrangimentos, apresentando as searas, de um modo gera, bom aspecto vegetativa.

A produção de azeitona para azeite deverá fixar-se nas 526 toneladas, 20 por cento acima da observada em 2014. Prevê-se também uma melhoria das características orgalonépticas e de acidez dos azeites face à campanha anterior.

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em Novembro de 2015 foi de 40.119 toneladas, o que corresponde a um acréscimo de 11.0 por cento devido ao maior volume de abate em todas as espécies, com maior relevo nos suínos, com mais 9,4 por cento, bovinos, com mais 18,9 por cento e ovinos, com mais 18,6 por cento.

Em relação à produção de leite e produtos lácteos, a recolha de leite de vaca atingiu 144,5 mil toneladas, o que representa um aumento de 0,6 por cento. O volume total de produtos lácteos diminuiu 6,1 por cento, devido ao menos volume de leite para consumo e de nata também para consumo que reduziu igualmente a sua produção em 1,8 por cento, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas, de Janeiro de 2016, do Instituto Nacional de Estatística (INE).  

Anexo: INE - Boletim Mensal de Agricultura e Pescas Janeiro 2016 

Fonte: Instituto Nacional de Estatística

Sem comentários:

Enviar um comentário