quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Comissão Europeia promove o “Smart Farming” para controlo das alterações climatéricas

Fevereiro 01
14:32
2016

Face ao crescente consumo de produtos alimentares e à necessidade imperiosa de redução das emissões de gases a efeito de estufa, a Comissão está a investir fortemente na inovação tecnológica, para chegar a estes dois objectivos.

Com o programa "Horizonte 2020″, a Comissão, com um orçamento de 3,6 mil milhões de euros, para o período de 2014-2020, praticamente duplicou os montantes do último quadro comunitário.

A agricultura inteligente ligada a problemas climatéricos é o ponto mais importante, sendo esperados 3000 projectos para serem financiados por este fundo.

Cerca de 64 milhões de euros serão destinados ao desenvolvimento da agricultura de precisão e cerca de 30 milhões irão para o programa Things Large Scale Pilot, ou Smart Farming and Food Security.

Um dos instrumentos tecnológicos que mais tem evoluído nos últimos tempos são os drones para a agricultura.

Actualmente conseguem transmitir informação sobre o estado das culturas, que permite controlar eficientemente as regas e as adubações, conseguindo maiores produções com menos custos, não só efectivos, como também ambientais.

A tecnologia já evoluiu tanto, que permite detectar variações anormais de temperatura numa exploração pecuária em extensivo e, assim, dar indicações muito importantes.

Em resumo, a Comissão aposta muito forte no desenvolvimento tecnológico, para dar sustentabilidade à agricultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário