quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

DGAV ordena retirada de 29 toneladas de queijo da Beira Baixa contaminado


por Ana Rita Costa- 3 Fevereiro, 2016

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) ordenou a retirada do mercado e enviou para destruição cerca de 29 toneladas de queijo produzido na Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa, de Idanha-a-Nova, devido à presença da bactéria Listeria monocytogenes.

Numa nota enviada às redações, o DGAV explica que no âmbito de uma inspeção a géneros alimentícios "foi detetada a presença da bactéria Listeria monocytogenes" em queijos produzidos pela cooperativa.

"A colheita teve lugar no dia 16 de dezembro de 2015 e incidiu sobre dois lotes de queijos devidamente identificados. Os resultados foram conhecidos a 30 de dezembro, tendo as autoridades da DGAV ordenado a retirada imediata daqueles lotes de queijos do mercado e a apreensão do restante produto proveniente dos mesmos lotes, que se encontrava ainda no estabelecimento", conta o organismo.

"Foi igualmente efetuada uma nova amostragem, incidindo sobre todos os lotes de produtos armazenados no estabelecimento (52) da qual resultaram 39 amostras positivas à presença de Listeria monocytogenes", acrescenta.

Conta ainda a DGAV que, "face à gravidade da situação encontrada", foi ordenada a suspensão da atividade e a retirada do mercado de todos os produtos provenientes do estabelecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário