quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ministro da Agricultura “esperançoso” que terá dinheiro para executar verbas comunitárias

ANA RUTE SILVA (Berlim) 03/02/2016 - 16:45

Capoulas Santos espera ter no Orçamento do Estado dotações para alavancar cerca de 600 milhões de euros de fundos comunitários este ano.

 
Capoulas Santos, ministro da Agricultura MIGUEL MANSO

 Buraco orçamental de 300 milhões dificulta obtenção de mais verbas para o leite
 CNA teme redução de apoios aos agricultores
 Novos fundos para a agricultura têm 15 candidaturas formalizadas
 Verba do PDR 2020 reforçada em 200 milhões
Capoulas Santos admite: "Não têm sido semanas fáceis as que o Governo tem vindo a viver no que diz respeito à construção do orçamento". Em Berlim, de visita à Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes da Europa, o ministro da Agricultura afirmou que, em cima da mesa, está "um conjunto de objectivos que, para alguns, são inconciliáveis".

"Mas todos temos vindo a trabalhar, com solidariedade entre todos e uma clara definição de prioridades", disse.

Enquanto não sai fumo branco de Bruxelas, Capoulas Santos diz estar "esperançoso" que terá, no orçamento da Agricultura, "os recursos financeiros que permitam executar plenamente o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) e os fundos comunitários".

"Só conhecerei as verbas definitivas quando o OE for aprovado, mas espero ter as dotações nacionais necessárias para alavancar cerca de 600 milhões de euros de fundos comunitários, que corresponderão à execução a 100% do PDR em 2016. É esse o meu compromisso", afirmou aos jornalistas.

Capoulas Santos prometeu ainda que irá cumprir "todos os compromissos anteriores", incluindo as medidas agro-ambientais "que foram aprovadas exorbitando o orçamento que existia".

"Temos um grande número de candidaturas que, se forem todas aprovadas, comprometem uma parte substancial das dotações do programa, mas revela grande interesse [dos produtores]", acrescentou.

A jornalista viajou a convite da Portugal Fresh

Sem comentários:

Enviar um comentário