terça-feira, 17 de maio de 2016

Alfândega da Fé: produção de cereja comprometida



 16 Maio 2016, segunda-feira  Hortofruticultura & FloriculturaAgricultura
No concelho de Alfândega da Fé as chuvas e frio de abril e maio afetaram a produção de cereja. Há pomares em que as quebras na produção ultrapassam os 80% e variedades já perdidas. A colheita também está atrasada.
cerejas
«Não há memória de um ano tão mau para a produção de cereja», diz o presidente da cooperativa agrícola, Eduardo Tavares.
A produção de variedades precoces de cereja está a enfrentar «o pior ano de que há memoria, com perdas quase totais», reitera o presidente da cooperativa e vice-presidente da autarquia de Alfândega da Fé, apontando quebras «muito significativas» em todo o concelho.
«Com a continuação do tempo frio e chuvoso, os nossos piores receios vieram a confirmar-se, com perdas que ultrapassam os 80 % da produção concelhia, que, em média atinge, anualmente, uma centena de toneladas», refere.
«Só a cooperativa agrícola estima perdas 50 a 60 mil euros, nos seus 50 hectares de terrenos destinados à produção de cereja, mas em todo o concelho os prejuízos podem chegar aos 80 mil euros», concretiza Eduardo Tavares.
Em condições normais, por exemplo, o Vale da Vilariça já deveria estar a produzir cereja há mais de 15 dias, mas o produto só agora começa a maturar.
«A cereja, que agora começa a madurar começa a ficar rachada, o que lhe retira valor comercial. No caso da Vilariça, posso falar numa quebra de quase cem por cento, porque a cereja não vai ter aproveitamento para o mercado», conclui.
As quebras «acentuadas» vão ressentir-se na economia do concelho, não só ao nível dos particulares, mas também dos associados da cooperativa.
Em ano considerado normal, a produção de cereja no concelho de Alfândega da fé pode atingir as 100 toneladas com facilidade.
Fonte: RR

Sem comentários:

Enviar um comentário