segunda-feira, 16 de maio de 2016

INIAV discute valor das leguminosas


por Ana Rita Costa- 10 Maio, 2016


O INIAV vai promover no próximo dia 23 de maio, em maio, um programa totalmente dedicado ao Dia do Agricultor. A iniciativa, que contará com a presença de Capoulas Santos, ministro da Agricultura, e irá focar-se nas culturas arvenses, como os cereais, as oleaginosas e leguminosas, já que 2016 é o Ano Internacional das Leguminosas.

De acordo com a organização do evento, a "forte dependência" de Portugal face ao exterior no que diz respeito a culturas arvenses, "obriga-nos a enfrentar o desafio de alcançar, para o setor das culturas arvenses, um crescimento sustentado, sobretudo baseado na substituição das importações".

Nas últimas décadas a superfície agrícola cultivada sofreu uma redução de cerca de 1,3 milhões de hectares, valor que representa mais de 1/3 da Superfície Agrícola Útil (SAL). "Essa redução resulta basicamente da redução da conversão das áreas ocupadas por sistemas de culturas arvenses de sequeiro para prados e pastagens permanentes pobres", revela a organização.

O programa do evento contará com a participação de profissionais do setor como Nuno Canada, Presidente do INIAV, Pedro Teixeira, Diretor-Geral da DGADR, Benvindo Maçãs, Diretor da UEIS- BRG, INIAV, e Eduardo Diniz, Diretor-Geral do GPP, precisamente para discutir os desafios que se colocam ao setor na produção de culturas arvenses.

O dia termina com uma visita de campo a campos de ensaio na Herdade da Comenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário