sexta-feira, 20 de maio de 2016

McDonald’s vai permitir criar o seu hambúrguer. E serve-o à mesa

 Ana Marcela 17.05.2016 / 17:23

 A personalização dos hambúrgueres vai entrar em testes no próximo ano. Cadeia quer metade dos restaurantes a servir os clientes à mesa.

A McDonald's quer dar aos clientes a possibilidade de criar o seu próprio hambúrguer, opção que os clientes da cadeia poderão ver servida à mesa. Dos atuais 13 restaurantes com serviço de mesa, o objetivo é expandir para metade dos 150 restaurantes da cadeia já no próximo ano. "Entramos em testes no próximo ano, permitindo ao cliente fazer o hambúrguer ao seu gosto", adianta Jorge Ferraz, diretor-geral da McDonald's Portugal, num encontro com jornalistas para assinalar os 25 anos da cadeia em Portugal. Mais de uma década e 150 restaurantes depois Jorge Ferraz faz questão de frisar que a marca "marcou o sector de restauração" em Portugal. "Não estamos no negócio da fast food, mas no good food fast. Servimos comida de boa qualidade e de forma rápida", explica. 

Depois de criar opções de menu adaptadas ao mercado português, com a entrada das sopas ou da bifana na oferta da cadeia ou, mais recentemente, o hambúrguer Maestro (com cogumelos e agrião), a McDonald's quer dar um novo passo na adaptação da sua oferta ao gosto do cliente. Neste caso permitindo a personalização do hambúrguer, com o cliente a poder escolher a base de pão, o tipo de carne e os ingredientes que quer adicionar. 

 A ideia está em fase de projeto, mas o objetivo é os primeiros testes arrancarem no próximo ano. Jorge Ferraz não adiantou, no entanto, uma data para a implementação na cadeia desta opção, tornada mais simples depois das alterações na forma como os pedidos chegam à cozinha, cada vez mais através de sistemas eletrónicos (os chamados Self Order Kioskes). Introduzidos em 2014, os quiosques eram usados por 21% dos clientes, hoje esse valor já atinge os 45,1%. Em estudo está ainda a possibilidade do cliente poder fazer a sua compra através de uma aplicação no smartphone, bem como o pagamento, algo que deverá acontecer "em dois anos". No terreno já está é a possibilidade do cliente pedir e ser servido à mesa. 

A cadeia tem vindo a renovar os espaços, "transformando-os em locais contemporâneos, onde pode ser servido à mesa", diz Jorge Ferraz. "Alteramos o paradigma da restauração em Portugal e aceleramos a nossa diferenciação face à concorrência", diz Jorge Ferraz. "O serviço já está a ser testado em 13 restaurantes [um inquérito de 2 mil entrevistas deu um nível de satisfação de 94%] e queremos que esteja em mais de metade do mercado em 2017". - 

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