quinta-feira, 12 de maio de 2016

Confederação alerta Belém para problemas da agricultura familiar


A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) voltou hoje a defender a valorização da agricultura familiar e a criação de um estatuto específico, na primeira audiência com Marcelo Rebelo de Sousa na qualidade de Presidente da República.
   
Lisboa, 10 mai - A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) voltou hoje a defender a valorização da agricultura familiar e a criação de um estatuto específico, na primeira audiência com Marcelo Rebelo de Sousa na qualidade de Presidente da República.

"Viemos aqui alertar principalmente para os problemas da agricultura familiar e aquilo que é mais premente, nomeadamente o reconhecimento da multifuncionalidade e da importância que este tipo de agricultura tem nos territórios rurais, na preservação da biodiversidade, na fixação das populações e na produção de alimentos de qualidade inegável", declarou aos jornalistas o dirigente da CNA, Pedro Santos.

O mesmo responsável considerou que é necessário valorizar este tipo de agricultura, que representa a maioria dos agricultores nacionais, defendendo a criação de um estatuto específico para a agricultura familiar.

Na audiência foram abordados outras preocupações da CNA como o Tratado Transatlântico de Comércio e Investimento (mais conhecido pela sigla inglesa TTIP), que está a ser negociado entre os Estados Unidos e a União Europeia, "nas costas de todos os cidadãos europeus", e que pode pôr em causa "a soberania alimentar dos povos".

Também a crise do setor do leite e da suinicultura foi discutida com o Presidente da República, com a CNA a defender a necessidade de regressar aos mecanismos de regulação de mercado.

"É necessário que Portugal se bata ferozmente pela instauração de um novo regime de quotas leiteiras. Só um controlo da produção por parte da União Europeia poderá atenuar estes problemas", afirmou Pedro Santos.

RCR // MSF

Noticias Ao Minuto/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário