segunda-feira, 9 de maio de 2016

«Milho foi primeiro sucesso retumbante da agricultura nacional depois do 25 de Abril»


Mai 06, 2016

Quem o disse foi Luís Vasconcellos e Souza, presidente da Agromais – Entreposto Comercial Agrícola, durante a primeira sessão do ciclo "Conversas sobre agricultura: algumas culturas relevantes para Portugal", dedicada à cultura do milho. A conferência, realizada a 5 de Maio, reuniu professores, alunos e produtores de milho no Instituto Superior de Agronomia (ISA).

Muito mudou entre a forma como se praticava a cultura do milho em meados da década de 1970 e as técnicas adoptadas actualmente. «Portugal deu um salto técnico muito grande na última década», afiançou o presidente da Agromais.

Hoje, a agricultura de precisão é parte fundamental do sucesso da cultura. Durante a sua intervenção, Joaquim Torres, director-geral da Valinveste, confessou que, inicialmente, «tinha algumas reticências em relação à aplicabilidade em Portugal de alguns dos meios da agricultura de precisão», nomeadamente a cartografia do solo. Porém, agora está convencido e, a cada campanha, observa os resultados de cada campo através de mapas de produtividade gerados por estas ferramentas.

Joaquim Torres partilhou ainda as suas preocupações com a concorrência dos países com grandes produções de milho. O produtor notou que «a competição é muito apertada», já que, por um lado, não se rega a cultura nem na Europa de Leste nem nos Estados Unidos da América (EUA) e, por outro, países como os EUA têm à disposição transgénicos resistentes à falta de água, fungos e glifosato. Além disso, o produtor prevê que o preço da água vai provocar uma «significativa redução da área do milho em Alqueva».

Na plateia, João Coimbra, produtor de milho, afirmou temer «que este seja dos piores anos» para a cultura. Mas lembrou que, com o regadio, «somos os mais bem preparados para as alterações climáticas». 

O ciclo de conferências foi promovido por alunos do ISA em parceria com a Agroges. Durante o mês de Maio, serão organizadas outras duas sessões dedicadas ao olival (dia 10) e ao amendoal (dia 17).

Sem comentários:

Enviar um comentário