terça-feira, 10 de maio de 2016

Madeira integra grupo de trabalho para combater vespa do castanheiro


por Ana Rita Costa- 3 Maio, 2016

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da região autónoma da Madeira integrou o grupo de trabalho nacional que está a aplicar o Plano Nacional de Controlo para combater esta praga.

De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, no âmbito desta iniciativa, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas "já adquiriu os parasitóides (20 conjuntos de 190 insetos: 120 fêmeas e 70 machos) em Itália, através da RefCast, e convidou três dos melhores especialistas a nível nacional na matéria, para se deslocarem à Madeira, com a finalidade de orientarem as largadas nos soutos madeirenses".

A visita dos especialistas vai incluir ações de esclarecimento a técnicos da Direção Regional de Agricultura e a produtores de castanha.

A vespa do castanheiro, também conhecida por Dryocosmus kuriphilus, é originária da China e chegou à Europa em 2002, com a primeira deteção referenciada em Itália, tendo passado mais tarde para países como França, Eslovénia, República Checa, Hungria, Croácia, Espanha e mais recentemente para Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário