terça-feira, 28 de novembro de 2017

Agricultores de Murça vão ser alertados para os perigos na condução de tratores


PUB
A Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (CONFAGRI) alerta terça-feira, em Murça, para a sinistralidade com tratores e apresenta medidas de prevenção para travar a principal causa de morte no trabalho agrícola que, em 2016, vitimou 68 pessoas.

"É urgente sensibilizar e contribuir para a formação dos agricultores, promovendo as boas práticas no exercício da profissão, para melhorar a segurança na utilização das máquinas e veículos, especialmente nas regiões onde as condições do terreno tornam maior a exposição ao risco e, por via disso, a incidência da sinistralidade é mais elevada", afirmou, em comunicado, o secretário-geral da CONFAGRI, Francisco Silva.

Em 2016, de acordo com dados da GNR, morreram 68 pessoas vítimas de acidentes envolvendo tratores agrícolas.

Por causa destes valores de sinistralidade associados à utilização de máquinas e equipamentos de trabalho agrícola, a CONFAGRI decidiu realizar um conjunto de sessões de esclarecimento, próximas dos agricultores para "alertar para os perigos inerentes ao manuseio e condução destes veículos".

Em Murça, no distrito de Vila Real, profissionais e técnicos do setor agrícola vão chamar a atenção para os riscos inerentes à condução de tratores e máquinas agrícolas e aconselhar quanto à forma de prevenir os acidentes de trabalho que resultam dessa atividade.

De acordo com o programa da iniciativa, Aurora Sousa, da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), vai falar sobre a prevenção de acidentes na operação com tratores e máquinas agrícolas, bem como sobre as obrigações legais em matéria de segurança e saúde no trabalho.

Depois, Isabel Santana, da CONFAGRI, vai alertar para a importância e para a obrigatoriedade da formação para a condução de tratores.

Norberto Correia, da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) vai debruçar-se sobre o tema da Bolsa Nacional de Terras "como impulsionadora da redução do abandono das terras".

A CONFAGRI tem como missão contribuir para o crescimento e desenvolvimento do sector cooperativo e, em especial, da agricultura e da floresta portuguesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário