quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Gouveia vai ser bombardeada com sementes



29 nov, 2017 - 15:36 • Liliana Carona

A iniciativa de uma organização não-governamental utiliza uma técnica japonesa, conhecida como método Fukuoka, e complementa a plantação de árvores.
Foto: Paulo Cunha/Lusa (arquivo)

A reflorestação da área ardida do concelho de Gouveia, que viu 14 mil hectares serem consumidos pelas chamas, vai começar na próxima terça-feira com recurso a avionetas.
A iniciativa está inserida no projecto "Semear Portugal por Via Aérea", que abrange os concelhos de Mangualde, Gouveia, Oliveira do Hospital, Nelas, Tondela e Seia.

O autarca Luís Tadeu explica a técnica japonesa, conhecida como método Fukuoka: "vai ser efectuada na próxima terça-feira essa primeira sementeira aérea, com leguminosas e gramíneas, com primeira intervenção nas costas mais inclinadas, de forma a evitar derrocadas, e depois mais à frente haverá a acção de reflorestação propriamente dita".

A iniciativa é da organização não-governamental para o desenvolvimento Take C'Air Crew Volunteers, que foi fundada em 2010 por tripulantes de companhias aéreas.

A ideia é aplaudida pelo autarca de Gouveia. "Esta iniciativa surge em boa hora e abrange vários municípios, as autarquias vão suportar alguns encargos, mas nada muito elevado, porque há empresas privadas que vão oferecer sementes e é o próprio ICNF que vai fazer a monitorização do projeto, sendo que, aqui no nosso concelho, para já, serão intervencionados 16 hectares", concluiu.

Noutra acção paralela de reflorestação, o município de Gouveia vai também começar a plantar esta quinta-feira 1.500 árvores, que foram doadas, por uma cooperativa de agricultores da zona de Midões.

O projecto "Semear Portugal por Via Área" conta com a participação do movimento cívico "Replantar Portugal" e com a parceria de duas outras entidades: a organização não-governamental de conservação da natureza Quercus e a empresa de serviços aéreos Avitrata - que para os voos disponibiliza um Dromader M-18 B que poderá transportar 1.500 quilos de sementes por carga e sobrevoar os solos até sete metros dos obstáculos.

Sem comentários:

Enviar um comentário