terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Barragens acabaram novembro mais vazias que em outubro


05 DE DEZEMBRO DE 2017 - 00:01

Chuva que caiu foi pouca e não evitou que no último mês quase todas as barragens perdessem mais água do que aquela que ganharam.


"Buenas noites, Cataluña". Jesus admite mais facilidades em Camp Nou sem Messi

Apenas duas bacias hidrográficas acabaram o mês de novembro com mais água que no fim de outubro. Pelo contrário, dez fecharam o último mês com menos água.

A média não ponderada diz-nos que as barragens portuguesas acabaram novembro, o primeiro mês completo do outono, com apenas 46,4% da sua capacidade preenchida, menos -1,8 pontos percentuais que em outubro e bem menos que em novembro do ano passado quando esse número chegava aos 53,4%.

Das 12 bacias hidrográficas do país, apenas uma, o Arade (no Algarve), tem hoje mais água que a média das últimas três décadas (1990 a 2017). Todas as outras têm menos água que o normal para esta época do ano e algumas muito menos.


As barragens do Sado continuam a ser as que apresentam uma situação mais preocupante, 21,6% da sua capacidade ocupada, mas existiu, no entanto, uma ligeira subida em relação a outubro.

O jornalista Nuno Guedes resume os dados sobre a água nas barragens
Das 60 barragens acompanhadas pelo Ministério do Ambiente no país, apenas quatro acabaram novembro com disponibilidades hídricas superiores a 80% do seu volume total. Do outro lado, mais de metade, 31, têm menos de 40% do volume total ocupado, quando há um ano eram apenas 19. Depois do Sado, os números mais baixos encontram-se nas bacias do Lima (28%), Oeste (39,3%) e Ave (39%).

Nos grandes rios, o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos revela que as barragens da bacia do Tejo têm 52,6% da sua capacidade ocupada, bem menos que os 68% de há um ano.

No Guadiana a água também desceu bastante, mas ainda continua a perto de dois terços (65,2%), tal como no Douro onde esse número chega aos 60,3%.

Se compararmos com o que acontecia em novembro de 2016 o Mondego, a região Oeste, o Lima e o Tejo são as zonas hidrográficas onde a disponibilidade de água mais caiu no último ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário