segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Faltam políticas adequadas em África para investir na agricultura - Comissária Josefa Sacko


PUB
A comissária da União Africana para a Economia Rural e Agricultura considerou hoje que faltam políticas adequadas nalguns países africanos para atrair o investimento privado estrangeiro necessário para catapultar a produção agrícola no continente africano.

"Falta ambiente propício ao investimento, não há políticas adequadas em certos países para poder assegurar ou atrair investimento público estrangeiro para a agricultura", disse a angolana Josefa Sacko em declarações à margem da cimeira de Abidjan, que decorreu a semana passada em Abidjan.

Para a comissária africana, "o setor é infelizmente muito marginalizado em termos das finanças, e muitos empresários não se interessam por investimentos" nesta área, mas "com a parceria com a União Europeia temos de evoluir mais na área do investimento".

A agricultura sustentável e resiliente, concluiu Josefa Sacko, é essencial porque "se não olharmos para a agricultura sustentável vamos ter graves problemas na segurança alimentar e malnutrição".

Questionada sobre se África pode alimentar o mundo depois de apostar na agroindústria, Sacko lembrou os 60% de terras aráveis no continente e argumentou que sim, é possível: "É uma questão de estabelecer uma estratégia propícia para África alimentar África primeiro a nível nacional, depois regional e depois internacional".

Sem comentários:

Enviar um comentário