segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Seca: Produção renovável de eletricidade cai em novembro e assegura 36% do consumo


As fontes renováveis abasteceram em novembro apenas 36% do consumo nacional de eletricidade, o valor mais baixo registado neste mês desde 2008, o que resulta das más condições para a produção hidroelétrica e eólica, segundo dados da REN.

De acordo com a gestora das redes energéticas, em novembro as condições permaneceram extremamente negativas para a produção hidroelétrica, devido à seca, sendo o pior novembro desde que há registos (1971), e também foram desfavoráveis à produção eólica, com o terceiro índice mais baixo para o mês em análise desde que a REN tem registos (2001).

Assim, a produção não renovável abasteceu 64% do consumo elétrico nacional, com o gás natural a representar 37% e o carvão 27%. O saldo de trocas com Espanha foi ligeiramente exportador, equivalendo a 1,5% do consumo nacional.

Em novembro, o consumo de energia elétrica registou uma descida de 0,2%, face ao período homólogo do ano anterior, devido fundamentalmente ao efeito das temperaturas acima dos valores médios para esta época do ano, mas, corrigido o efeito da temperatura e do número de dias úteis, o consumo registaria um acréscimo de 1,6%.

No final de novembro a variação acumulada anual é de um aumento de 0,4% ou de 1,3% com correção de temperatura e dias úteis.

Nos 11 meses do ano, a produção renovável abasteceu 40% do consumo, com as centrais hidroelétricas a representarem 11%, as eólicas 22%, a biomassa 5% e as fotovoltaicas 1,6%.

Já a produção não renovável abasteceu os restantes 60% do consumo, repartido pelo gás natural com 34% e pelo carvão com 26%.

Sem comentários:

Enviar um comentário