domingo, 21 de janeiro de 2018

Agricultura Digital: a revolução do ‘Big Data’ e da ‘Internet of Things’


Pedro Menezes Leitão, Senior Manager Advisory, EY Portugal

19 Jan 2018

A digitalização vai transformar radicalmente cada elemento da cadeia de valor da Agricultura, desafiando os papéis tradicionais das empresas.

A Digitalização da economia, em particular nas vertentes Big Data e Internet of Things, está a revolucionar várias indústrias – a Agricultura não irá ser uma exceção.

A maior parte das pessoas pensa que a Agricultura é um setor de baixa intensidade tecnológica. No entanto, muitos ficarão surpreendidos por saber que o primeiro drone comercial nos EUA foi licenciado para uma aplicação agrícola. A Agricultura moderna é um negócio sofisticado e em processo de digitalização – a recolha manual e análise e empírica da informação está a dar lugar à captura e processamento automático de dados pelos equipamentos, sensores e drones.

A utilização de dados e algoritmos avançados na Agricultura permite já a geração de instrumentos de apoio à decisão de elevada qualidade que permitem eficazmente otimizar a produtividade, sustentabilidade, fiabilidade, e até o custo da produção. Entramos numa era de agricultura de "precisão", na qual sabemos, para cada metro quadrado de terreno, qual a melhor semente, quantidade de fertilizante, nível de rega, e até qual é a distância ótima entre árvores, de forma a otimizar os mais variados parâmetros. Da mesma forma, a introdução de tecnologia blockchain introduziu a capacidade de certificação da origem dos produtos a um nível antes inimaginável.

Neste contexto, a digitalização vai transformar radicalmente cada elemento da cadeia de valor da Agricultura, desafiando os papéis tradicionais das empresas, as relações entre elas, os sistemas de definição de preço e contratos e, potencialmente, modelos de negócio completos. À medida que os dados da agricultura digital se vão tornando disponíveis, iremos observar grandes movimentos de concentração no setor. Tanto concentração horizontal – nos casos em que um produtor detém algoritmos mais "potentes", – seja vertical, por exemplo quando um operador agroindustrial necessitar de assegurar o acesso a matéria-prima com as especificações certas e a preços competitivos.
Investimentos massivos estão a ser feitos na Agricultura Digital, seguindo vários tipos de estratégia. Algumas empresas estão a investir intensamente na captura de dados e desenvolvimento de algoritmos proprietários. Outras têm seguido a via do outsourcing e licenciamento de software. A digitalização tem revolucionado indústrias inteiras, e a Agricultura não irá ser uma exceção. Os que "esperam para ver" correm o risco de ser irremediavelmente ultrapassados.

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