quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Cinco anos para replantar o pinhal de Leiria

Estado investe dez milhões de euros já este ano. 

Por José Durão|22.01.18

Incêndios transformaram o pinhal de Leiria num enorme manto preto. Chegou a hora de investir na sua reflorestação 

Cinco anos para replantar o pinhal de Leiria Estado investe dez milhões de euros já este ano. O plano de reflorestação do pinhal de Leiria, brutalmente devastado pelos incêndios de 15 de outubro, deverá estar pronto em julho e terá um prazo de implementação de cinco anos. 

O anúncio foi feito ao CM pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que pretende que a reflorestação da mata nacional seja "muito fundada no conhecimento científico e nas populações". O plano - que vai contar com a participação de universidades e politécnicos de todo o País - é a prazo, mas o Governo está preparado para apoiar o processo com dez milhões de euros, este ano. 

A primeira intervenção no terreno será para garantir a segurança nas vias de comunicação e remover a madeira queimada. "Em quatro meses, queremos retirar todas as madeiras nobres [como o pinho] do pinhal", disse. "Em 18 meses, queremos que toda a madeira tenha sido removida", acrescentou. 

Para evitar quedas drásticas no preço da madeira, que poderia ter um efeito catastrófico para as empresas do setor, Capoulas Santos explica a solução encontrada: criar parques de madeira, que a armazenarão durante, pelo menos, nove meses. "Foi uma solução que agradou a todos os envolvidos", refere o ministro. 

Hoje, Capoulas Santos acompanha António Costa na visita ao pinhal de Leiria, onde será apresentada a estratégia de recuperação e o plano de corte para o pinhal e onde será criada a comissão científica responsável pela implementação do Programa de Recuperação das Matas Litorais.

Sem comentários:

Enviar um comentário