terça-feira, 23 de janeiro de 2018

INE: Redução da área de cereais de inverno e aumento global da azeitona para azeite


CONFAGRI 23 JAN 2018
partilhar
As previsões agrícolas avançadas pelo Instituto Nacional de Estatística apontam para uma redução das áreas semeadas de cereais de inverno, de -5% no centeio e aveia, -10% no trigo mole e no triticale e -15% no trigo duro, sobretudo devido à falta de humidade do solo.

Em relação à azeitona para azeite, segundo o Boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE), os efeitos da seca prolongada apenas tiveram consequências nos olivais tradicionais de sequeiro. Nos intensivos foi possível conduzir à plena maturação a elevada carga de frutos, prevendo-se um aumento da produção global na ordem dos 25 por cento, com as azeitonas a apresentarem um maior rendimento em azeite.

Registou-se um menor volume de abate de suínos, de -1,0 por cento e de ovinos, de -13,7 por cento, sendo que o peso limpo de gado abatido e aprovado para consumo em novembro de 0217 foi de 40.676 toneladas, correspondendo a um decréscimo de 0,1 por cento, mais 5,8 por cento no mês de outubro.

O volume de produção de frango registou um aumento de 1,8 por cento, -10,1 por cento em outubro, com 27.971 toneladas produzidas, acompanhado de uma redução do número e cabeças em 3,9 por cento, o que traduz um maior peso médio de abate. A produção de ovos de galinha para consumo passou por uma descida de 1,5 por cento, com um total de 9.391 toneladas produzidas.

No que diz respeito à produção de leite e produtos lácteos, o INE indica que a recolha de leite de vaca foi de 142,3 mil toneladas, o que significa um aumento de 4,6 por cento. A produção total de lacticínios apresentou um acréscimo, à semelhança do mês anterior, de 13,4 por cento, tendo em conta a maior produção de lacticínios frescos, como é o caso do leite para consumo, com mais 14,9 por cento e dos leites acidificados, de mais 15,8 por cento.

Em dezembro de 2017, as maiores variações no índice de preços de produtos agrícolas no produtor verificou-se nos ovos, com mais 32,8 por cento, nas aves de capoeiras, com mais 13,8 por cento, nos hortícolas frescos, de mais 11,4 por cento e nada batata, -60,6 por cento, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE, de 31 de dezembro, disponente em anexo.

Anexo:  Boletim Mensal de Agricultura e Pescas,  em 31 de dezembro

 

Fonte: Instituto Nacional de Estatística 

Sem comentários:

Enviar um comentário