quinta-feira, 3 de maio de 2012

Exportações de vinho aumentaram 20% em 10 anos

Vendas

Económico com Lusa
03/05/12 17:46

Portugal "aumentou em 20% o valor das exportações de vinhos" em dez
anos, avançou o Secretário de Estado Adjunto da Economia.

Após recordar que as exportações de vinho português em 2011 renderam
675 milhões de euros, o governante realçou que esse aumento de valor
foi suportado, quase exclusivamente, por um "incremento do respectivo
volume de exportações, em quase trinta por cento".Almeida Henriques
falava no encerramento do seminário "Os Mercados Estratégicos para os
Vinhos Portugueses", que reuniu naquela cidade especialistas de seis
mercados estratégicos para o sector - Brasil, Rússia, China, Canadá,
EUA e Polónia.


No seminário, foram abordados temas como o perfil do consumidor, a
imagem dos vinhos portugueses, a sua promoção, a relação do vinho com
a comunicação social e com as redes sociais e as oportunidades de
distribuição nos mercados externos.

Almeida Henriques destacou que vinho verde obteve um desempenho "ainda
mais expressivo" no mesmo período, pois conseguiu "a duplicação do
volume de exportações".

O governante afirmou haver nestes dados "sinais da qualidade dos
nossos vinhos e da visão de, pelo menos, parte dos nossos produtores e
agentes".

"Vendemos mais (como a generalidade dos grandes países produtores do
"velho" ou do "novo mundo"), mas muito mais quantidade do que valor"
observou.

A este respeito, o secretário de Estado salientou que "a remuneração
média por litro de vinho vendido está em queda" caiu nos últimos três
anos, situando-se nos 2,27 euros, contra os 2,71 euros registados em
2000.

Por isso, "vender mais é apenas uma parte da solução. É preciso vender
melhor. Ou seja, vender com valor acrescentado".

"Os mercados e, sobretudo, os mercados mais exigentes e mais
emergentes, onde os nossos vinhos devem apostar, estão disponíveis
para remunerar vinhos de qualidade", salientou Almeida Henriques.

Nesse sentido, defendeu que é preciso "ser mais inovador e
diferenciado no produto, ser flexível e inteligente na oferta face às
exigências e tendências do mercado e ter mais ?marca'".

"A dimensão simbólica e comunicacional dos vinhos tem de ser
valorizada", considerou.

Após lembrar que "a política de promoção externa prosseguida pela
ViniPortugal" aposta em alguns aspectos cruciais como a marca, a
identidade e a dimensão, Almeida Henriques frisou também a importância
da "promoção das regiões e acção colectiva das nossas empresas", tanto
para crescer como para conquistar mercados.

"Entrar em mercados como Brasil, Rússia, China, ou mesmo Angola e
Moçambique, reclama uma estratégia económica. Estratégia de dimensão
crítica, por via de uma lógica em "rede" de colocação, distribuição e
promoção", reforçou.

http://economico.sapo.pt/noticias/exportacoes-de-vinho-aumentaram-20-em-10-anos_143774.html

Sem comentários:

Enviar um comentário