quinta-feira, 8 de maio de 2014

Área de cultivo do planeta diminuiu


por Ana Rita Costa
6 de Maio - 2014
A área de cultivo do planeta diminuiu significativamente desde 2000. De acordo com os dados divulgados pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), nos últimos 14 anos a área urbanizada do planeta triplicou, ocupando atualmente 0,6% da superfície terrestre e forçando o desaparecimento de áreas de cultivo e de floresta.

 
Esta informação foi recolhida através de imagens por satélite e da harmonização de definições e padrões internacionalmente aceites para a classificação da superfície terrestre."Pegámos nas melhores bases de dados disponíveis nacional e internacionalmente, criámos imagens de alta-resolução e juntámo-los numa base de dados global com uma resolução de aproximadamente um quilómetro quadrado", referiu o responsável pelo projeto na FAO, John Latham, ao site SciDev.

De acordo com os dados divulgados, as áreas de cultivo diminuíram de 15,7%, em 2000, para 12,6%, e a superfície terrestre coberta de árvores diminuiu de 29,4% para 27,7%. Com a diminuição das áreas de cultivo para 12,6% da superfície terrestre, John Latham alerta que é necessário inverter este fenómeno que poderá dar origem a uma escassez de alimentos devido ao crescimento constante da população mundial. 

Sem comentários:

Enviar um comentário