sábado, 10 de maio de 2014

Leite: Produtores e cooperativas pedem que supertaxa reverta para o sector

 08-05-2014 
 

O Copa-Cogeca enviou uma carta ao comissário europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, na qual solicita medidas para aliviar a situação de pressão que atravessa o sector do leite, frente ao desaparecimento das quotas na próxima campanha.
 
Durante a reunião informal do Conselho de Agricultura da União Europeia, em Atenas, Ciolos lembrou que a Comissão vai apresentar ao Conselho de Junho a prometida informação sobre o balanço de aplicação do pacote do leite. Segundo o comissário, este documento apenas será descritivo da situação, sem incluir nenhum tipo de medida ou proposta.
 
Alguns países, em risco de superar a sua quota, tentaram ao longo dos últimos meses a aprovação de medidas que reduzam a carga da supertaxa, como por exemplo, através do ajuste dos índices de gordura. Estas iniciativas encontraram oposição por parte dos países onde isto não iria acontecer.
 
Em consequência, haverá países que superam a sua referência e têm que pagar a multa. O Copa-Cogeca pediu que este dinheiro seja revertido para investimentos no sector do leite, o que nunca aconteceu, já que as supertaxas colectadas pela Comissão nos últimos 30 anos sempre foram dirigidas para o orçamento geral.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário