sábado, 10 de maio de 2014

PROPOSTAS DO GOVERNO PARA A CASA DO DOURO SÃO PARA ACABAR COM A INSTITUIÇÃO ENQUANTO PATRIMÓNIO DA LAVOURA


Associação dos Vitivinicultores Independentes do Douro

Exmº Senhor Secretário de Estado da Agricultura
  Com conhecimento a outros Órgãos de Soberania e à Opinião Pública.
  
Excelências:

 PROPOSTAS  DO   GOVERNO  PARA  A  CASA  DO  DOURO
SÃO  PARA  ACABAR  COM  A  INSTITUIÇÃO ENQUANTO  PATRIMÓNIO DA  LAVOURA

 A curto prazo, podem colocar o "stock" dos Vinhos do Porto às ordens das Exportadoras…
 
O actual governo criou várias equipas interministeriais para "estudarem" propostas alegadamente para salvar a Casa do Douro.  Porém, "esqueceu-se" de nelas incluir representantes da Lavoura e da Região o que não se aceita.
 
Pelas informações entretanto prestadas pelo Ministério da Agricultura, a "dívida" total da Casa do Douro anda por 160 milhões de euros.  Os Vinhos em "stock" foram agora avaliados (?) em 137 milhões.  
 
Num primeiro comentário, dizer que são valores não coincidentes com avaliações anteriores (190 milhões de euros) desde logo o "stock" dos Vinhos aparece agora, sub-avaliado.
 
Em relação a esta matéria, a primeira reclamação a fazer-se é a do governo fornecer o "deve e o haver", completos, incluindo o valor de todo o Património da Casa do Douro e não apenas dos Vinhos.  Por exemplo, nesse "deve e haver" também deve constar a já abusiva utilização, pelo IVDP, do Cadastro Vitícola que é património da Casa do Douro. 
 
Este apuramento mais consensual dos valores da "dívida" e do Património da Casa do Douro, é uma primeira fase para melhor se avaliar e se resolver os problemas.

 VENDA  DO  "STOCK"  DE  VINHOS  PARA  SALDAR  A  "DÍVIDA"  DA  CASA  DO   DOURO
 É  ASSUNTO  MUITO  CONTROVERSO  E  QUE  PODE  CAUSAR  UM "TERRAMOTO"
 NA  PRODUÇÃO,  NO  COMÉRCIO  DE  VINHO  DO  PORTO  E  NA  REGIÃO

Em primeiro lugar, o precioso "stock" de Vinho do Porto - propriedade da Casa do Douro e da Lavoura - deveria ser considerado como  tesouro Histórico e como tal preservado. 
 
Não é difícil adivinhar o que acontecerá se grandes lotes dos Vinhos, mantidos em "stock", na Casa do Douro, forem introduzidos no mercado, – o comércio, depois de organizado, irá adquiri-los a baixo custo, deixará de comprar as uvas aos pequenos e médios lavradores e os preços à produção reduzirão drasticamente, o "Benefício" descerá ainda mais ou correrá o risco de ficar "congelado" anos a fio. 
  
Os preços no consumidor também iam acabar por baixar pois haveria muita quantidade disponível de Vinho do Porto e rebaixando o preço no Consumidor – na exportação e no comércio interno – o Vinho do Porto tenderia para se desqualificar e a todos os níveis.    Um autêntico "terramoto" que tem de ser evitado.

 
PASSAGEM  DE   ASSOCIAÇÃO  PÚBLICA  A   ASSOCIAÇÃO  PRIVADA
 SERÁ  GOLPE  FINAL  À  CASA  DO  DOURO  ENQUANTO  PATRIMÓNIO  DA  LAVOURA

  O actual "Estatuto" da Casa do Douro consagra esta instituição como uma associação única no País.  É uma "associação PÚBLICA  de direito privado", portanto com uma muito peculiar natureza jurídica e funcional.
 
Nas suas propostas, o governo quer agora transformar a Casa do Douro em associação PRIVADA como qualquer outra, assim como se a Casa do Douro fosse uma coisa qualquer.  "Esquece" o governo, que a Casa do Douro, sendo embora uma associação PÚBLICA, já é de direito PRIVADO pois também é património dos seus sócios, todos os Lavradores Durienses.   E é isto que é necessário defender e a todo o custo !
 
Entretanto, é também necessário realçar que o actual "Estatuto" da Casa do Douro não implica directamente com a questão do acordo, aliás indispensável, para se fazer o saneamento financeiro – justo – da Instituição.  Para se conseguir um tal acordo para o saneamento financeiro, é "apenas" indispensável que haja vontade política do governo em resolver de facto o problema e não vontade, sobretudo, em aproveitar a situação para transformar a natureza jurídica, funcional e patrimonial da Casa do Douro, assim, tipo "golpe institucional".
 
Mas subsistirá, sempre, um problema a resolver também jurídica e constitucionalmente: - afinal, como passar/doar o Património da actual Casa do Douro – enquanto associação  PÚBLICA – para outra entidade, uma (outra) associação PRIVADA ?
 
Uma outra proposta do governo é a de passarem a ser "voluntários" os sócios da Casa do Douro, sendo que, até agora, é obrigatória a inscrição dos Lavradores-Produtores como sócios – mais de 35 mil -  precisamente, dada a natureza que tem e os "Poderes Públicos" de que foi dotada a Casa do Douro.   Nesse contexto, esta obrigatoriedade tem pois razão de ser. 
 
Ou seja, o governo e a Assembleia da República devem é devolver os "Poderes Públicos" à Casa do Douro e não subvertê-la, e não tirar-lhe o seu Património! 
 
Ora, tendo em conta as dificuldades financeiras dos pequenos e médios Lavradores Durienses e outras situações mais subjectivas, o mais provável seria que, dentro de pouco tempo, ficasse reduzido a poucas centenas o número de sócios, ditos "voluntários" da (futura) Casa do Douro ou daquilo que lhe sucedesse. De entre esses futuros "sócios", estariam, certamente, os principais donos das próprias Casas Exportadoras, hoje também muito ligados à  produção de Vinhos do Douro e Porto.  
 
E, assim, se consumaria o esbulho -- feito à Lavoura Duriense e à Região -- da Casa do Douro e do seu valioso Património, conquistados e construídos com "sangue, suor e lágrimas" por gerações de pequenos e médios Lavradores Durienses !  
 
Eis aquilo que é necessário impedir e a todo o custo !
  
Esperamos que a Direcção da Casa do Douro e outras Entidades Durienses saibam lutar contra esta grande tramóia!
  
Os Vitivinicultores Durienses e a Região podem contar com a AVIDOURO !

 A CASA  DO  DOURO  TEM  QUE  CONTINUAR  A  SER  PATRIMÓNIO  DA  LAVOURA  DURIENSE !

Eis uma mensagem que daqui enviamos sem hesitações.
 
Para o governo e demais Órgãos de Soberania !
 
Para os Durienses e para os Portugueses em geral !
 

 
Com os melhores cumprimentos.
 
 
 

Mirandela, 9 de Maio de 2014
 
Pel´ a Direcção da  AVIDOURO
 
 
( Berta Santos )

Sem comentários:

Enviar um comentário