terça-feira, 6 de maio de 2014

Cabo Verde realiza 2ª Edição da Feira Internacional de Agronegócios


Da Redação, com agência03/05/2014 10:00
A capital cabo-verdiana, Praia, acolhe a segunda edição da Feira Internacional de Agronegócios de Cabo Verde que reúne perto de uma centena de expositores de uma dezena de países, entre eles Portugal e Brasil.
1

Praia - A capital cabo-verdiana, Praia, acolhe desde sexta-feira (2) a segunda edição da Feira Internacional de Agronegócios de Cabo Verde que reúne perto de uma centena de expositores de uma dezena de países.

A feira, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR) e com organização a cargo da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), visa dinamizar a empresarialização do setor agropecuário no arquipélago, a sua promoção e internacionalização.

A decorrer sob o lema "Promovendo a Investigação e a Inovação na Agricultura Familiar", esta feira, para além da exposição de máquinas agrícolas, equipamentos e serviços ligados ao setor agrícola e venda de produtos, traz como novidade, um espaço para a degustação de vinhos, queijos, compotas, frutas, entre outros bens alimentares.

A escolha do lema, segundo a organização, é uma forma de destacar a importância e o perfil da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, já que 2014 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Uma fonte do MDR destaca a este propósito o facto de em Cabo Verde a agricultura familiar ser considerada como um dos setores com maior potencial de crescimento de rendimento e consequentemente de redução da pobreza.

"A escolha deste lema foi uma forma encontrada pelo MDR de dar visibilidade a um setor que é considerado como fundamental na erradicação da fome e pobreza, precisa a fonte.

Para atingir as essas metas nesta nova agricultura que o setor pretende, o MDR considera ser "essencial promover a investigação, a inovação e a geração de novas tecnologias de modo a promover a inclusão da agricultura familiar nas cadeias de valor".

É nesse sentido que, durante a segunda edição da Feira Internacional de Agronegócio, o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) vai ter a oportunidade de apresentar os seus trabalhos de investigação realizados no domínio da introdução de novas espécies e variedades de produtos hortofrutícolas direcionadas para a agricultura familiar.

Para além da exposição, venda de produtos, consta ainda do programa da feira, atividades paralelas, nomeadamente ateliês e uma excursão dos participantes internacionais ao interior de Santiago, para uma visita aos projetos agrícolas e sítios de interesse cultural.

Uma outra atividade paralela prevista pela organização do certame é a realização de encontros entre os participantes na feira e outros, através de vídeoconferências.

A organização destaca a presença de expositores de pelo menos três países da Comunidade Económica dos Estados Oeste Africanos (Senegal, Gana e Togo), o que demonstra o interesse que Cabo Verde começa a despertar no mercado da sub-região.

Este ano, para além dos países oeste-africanos, o evento, que decorre até domingo, conta com cerca de uma centena de expositores de Cabo Verde, Portugal, Brasil, Argentina, Alemanha, alguns dos quais pela  primeira vez.

A primeira edição da Feira de Agronegócios em Cabo Verde decorreu de 26 a 28 de julho do ano transato na capital do país. Panapress.

Sem comentários:

Enviar um comentário