quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Eurodeputado prevê cenário catastrófico para o sector leiteiro


Janeiro 14
09:21
2015

O eurodeputado belga Marc Tarabella mostrou-se muito preocupado com o futuro do mercado leiteiro após o final das quotas leiteiras, afirmando mesmo que estamos à beira de um cenário catastrófico.

Segundo este eurodeputado, o fim das quotas leiteiras em Março próximo pode vir a provocar uma forte queda do preço do leite, para valores incomportáveis para os produtores.

Prevê um cenário de grande oferta de leite no mercado, entupindo os canais de distribuição, o que levará a graves prejuízos aos produtores, que são o elo mais fraco da cadeia.

Segundo Marc Tarabella, para um produtor não perder dinheiro, o leite tem de ser pago a 37 cts por litro, enquanto actualmente, os preços praticados já são bastante mais baixos.

Uma super abundância de leite pode levar os preços a descer a 25 cts e, mesmo, a 20 cts por litro, o que pode pôr em risco os 300.000 postos de trabalho ligados ao sector.

Não vai ser a primeira grande crise no sector leiteiro na Europa, mas tivemos sempre as quotas para ajudar na regulação do mercado, o que vai deixar de existir.

Para o eurodeputado, os responsáveis dos diferentes países não têm consciência total do que pode acontecer, pois nunca deveriam ter avançado para o fim das quotas sem terem mecanismos alternativos para pôr em prática, se houvesse um afundamento de mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário