domingo, 11 de janeiro de 2015

Exportações de vinho verde cresceram dois dígitos em volume e em valor


As exportações de vinho verde entre janeiro e outubro de 2014 cresceram em volume e em valor, 15,01% e 12,44%, respetivamente, face a igual período de 2013, segundo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

ECONOMIA Exportações de vinho verde cresceram dois dígitos em volume e em valor Lusa
20:18 - 08 de Janeiro de 2015 | Por Lusa

Nos primeiros dez meses do ano passado, Portugal exportou 19,8 milhões de litros de vinho verde, contra 17,2 milhões no período homólogo do ano anterior. O valor exportado foi de 43,9 milhões de euros, mais 4,9 milhões do que entre janeiro e outubro de 2013.

"Comercialmente, 2014 foi um ano muito bom", resumiu o presidente daquela Comissão, Manuel Pinheiro.

O responsável salientou, por outro lado, que "há que plantar mais vinha, porque já não há produção suficiente" para a procura que vem de fora e que não cessa de aumentar.

"Precisamos claramente de mais vinha e de produzir mais, porque o vinho está a escoar-se todo e a produção responde à justa para as necessidades", reforçou.

Manuel Pinheiro referiu também que a "produção de vinho verde vai aumentar, mas muito lentamente".

Ao contrário do que se verifica na frente externa, que já absorve 40% da produção de vinho verde, o mercado nacional está mau", ressentindo-se da crise que o país atravessa.

Manuel Pinheiro afirmou esperar que o mercado externo absorva este ano "45%" da produção total.

A Alemanha confirmou a sua ascensão entre os principais mercados consumidores de vinhos verde. De janeiro a outubro de 2014, os alemães ocuparam o primeiro lugar, com 4,7 milhões de litros comprados, pagando dois euros por litro.

Os Estados Unidos desceram para o segundo lugar, com 4,2 milhões de litros (2,1 euros por litro).

A França, o Canadá e o Brasil são os países que se seguem na lista dos principais destinos externos de vinho verde. O Canadá sobressai por ser o que melhor paga, 2,6 euros por litro, de acordo com a CVRVV.

A Comissão informa ainda que foi exportado vinho verde para 98 países.

O vinho verde branco é mais vendido, de longe. No período referido, as exportações subiram 3,7% face ao mesmo período de 2013.

"O rosado é a grande estrela, tendo aumentado 50%", de dois para três milhões de litros salienta ainda a CVRVV.

Sem comentários:

Enviar um comentário