quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Possível ruptura de abastecimento de matérias-primas para rações

Janeiro 14
09:22
2015

Depois das organizações europeias de produtores e alimentos compostos para animais alertarem para a possibilidade de existir uma ruptura de abastecimento face ao atraso nas autorizações para a importação de OGM's, é a vez da Europabio, que representa as empresas de biotecnologia, vir advertir para o perigo de ruptura de aprovisionamento.

Neste momento, existem 58 pedidos de autorização para a importação de matérias-primas OGM para rações, sendo que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) já analisou 18 destes pedidos, tendo emitido parecer favorável, uma vez que não vê qualquer perigo para a saúde pública e para o ambiente.

Neste pacote estão incluídos quatro variedades de milho e cinco variedades de soja. O problema maior prende-se com a soja, pois neste momento começa a estar no mercado a soja que é produzida nos Estados Unidos, onde existem variedades que estão à espera de autorização comunitária.

No caso do milho, o problema é menos grave, pois temos stocks comunitários, no entanto, esta autorização impede a importação de produtos derivados, que podiam contribuir para uma baixa do preço das rações.

A Europa está totalmente dependente da importação de proteína vegetal para o equilíbrio das suas rações, pelo que qualquer ruptura de abastecimento trará consequências incalculáveis na produção pecuária europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário