terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Governo vai adquirir dois meios aéreos para combater incêndios florestais

11-01-2015 
 

Fonte: Lusa

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues anunciou, em Torres Vedras, que o Governo vai comprar dois meios aéreos para o combate aos incêndios florestais.

"O Governo iniciou esta semana o processo que levará à aquisição pelo Estado Português de dois meios aéreos, pesados, anfíbios de asa fixa, para combate a incêndios florestais", afirmou Anabela Rodrigues, durante a tomada de pose dos órgãos da Liga Portuguesa de Bombeiros, para os próximos três anos.

A governante adiantou que a aquisição daqueles equipamentos "será possível com recurso a financiamento europeu e foi ponderada de forma a permitir que os respetivos fundos continuem a estar disponíveis para outras áreas de equipamento dos bombeiros".

O presidente da Liga, Jaime Marta Soares, sublinhou a necessidade de a lei do financiamento dos bombeiros entrar em vigor com rapidez, para resolver o problema da falta de sustentabilidade financeira de muitas corporações e, com isso, melhorar a resposta de socorro às populações.

Sem apontar prazos e sem responder aos jornalistas, Anabela Rodrigues afirmou, durante o seu discurso, que "o trabalho está concluído no que diz respeito ao financiamento pela administração central, representando um aumento do financiamento em mais de 10%, estando neste momento em curso um esforço final de negociação com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP)" para responderem também ao financiamento.

À alegada falta de respostas da ANMP, o presidente da Liga mostrou-se "estupefacto" e disse que irá sensibilizar os autarcas para a necessidade de assumirem a sua "responsabilidade" e financiamento por terem competências de Proteção Civil.

"Não sei o que é que os municípios portugueses estão à espera ou o que pretendem, a menos que queiram que se extinguem os bombeiros voluntários em Portugal. Espero que não seja isso que irá acontecer, mas se não houver uma resposta tão rápida quanto necessária e urgente, a Liga dos Bombeiros Portugueses não deixará de dar a conhecer aos portugueses esta atitude. Nós somos soldados da paz, mas não deixaremos de fazer guerra a quem nos tira a paz em que queremos viver", sublinhou Jaime Marta Soares.

"A esmagadora maioria dos municípios não financia ou financia muito pouco os bombeiros", alertou.

A liga dos Bombeiros Portugueses pediu a reforma da lei orgânica do Instituto Nacional de Emergência Médica e da Autoridade Nacional da Proteção Civil de modo a englobar os bombeiros nas decisões, bem como a criação do cartão social do bombeiro e do Observatório Nacional para os Incêndios Florestais.

A ministra da Administração Interna respondeu que também é intenção do Governo criar esse observatório, enquanto "espaço de reflexão, análise, diálogo e partilha constantes, na busca das melhores soluções em três áreas fundamentais: prevenção, fiscalização e combate".

Quanto ao cartão social do bombeiro, Anabela Rodrigues manifestou "disponibilidade para analisar e discutir" uma proposta a ser apresentada pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário