domingo, 29 de março de 2015

Agro ultrapassa fasquia dos cem mil visitantes

BRAGA
2015-03-29visitas (152)comentários (0)

autor
José Paulo Silva
contactar1430

A administração da InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica adiantou ontem que a 48.ª Agro - Feira Internacional de Alimentação, Pecuária e Alimentação vai superar a fasquia dos 100 mil visitantes. Na tarde de ontem, o número de entradas no recinto do Parque de Exposições de Braga, onde o certame decorre até às 20 horas de hoje, ultrapassou claramente os visitantes registados no mesmo período da edição do ano passado.

"Comparativamente com o mesmo período de tempo do ano passado, temos um crescimento significativo, muito superior ao ano passado", revelou Humberto Carlos, administrador executivo da InvestBraga, sem "qualquer tipo de dúvidas" que vai ser ultrapassada a "barreira dos cem mil visitantes"! "O espaço gourmet atraiu muitos visitantes urbanos, contribuindo para a dinamização da agro indústria", destacou o responsável da InvestBraga, sublinhando que esse objectivo da organização da Agro foi "claramente atingido".

Aquele responsável sublinhou que o crescimento da edição deste ano da Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, também em número de visitantes, é tão mais significativo quando este ano não houve transmissão televisiva do evento como aconteceu em 2014. Perante a multidão que encheu, ontem à tarde, a grande nave e o recinto exterior do Parque de Exposições de Braga, Humberto Carlos justificou como correcta a decisão de não investir este ano em programação televisiva.

Tal como nos anos anteriores, o último dia da Agro irá registar nova enchente do Parque de Exposições. As portas do recinto da 48.ª Agro abrem às 10 horas e fecham às 20 horas.
Hoje, pela grande nave do Parque de Exposições de Braga passam os animais participantes no 27.º concurso nacional de raça barrosã, bem como as vacas leiteiras inscritas no 35.º concurso nacional de raça holstein frísia.

O concurso nacional desta raça bovina tendo sido uma aposta da organização para a captação de empresas e visitantes das regiões centro e sul do país.
Os vários concursos pecuários da Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação são organizados pela empresa InvestBraga, sob orientação e regulamentação da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária e das respectivas associações de criadores.

Como novidade no âmbito dos concursos a edição de 2015 apresentou o Concurso Nacional da Raça Cachena, que se juntou aos concursos de outras raças autóctones como a arouquesa, maronesa, minhota e barrosã.
No sector animal, a 48ª Agro apresentou como inovação o chamado espaço Agro Horse, com a presença do cavalo lusitano, representado pela cudelaria Manuel Maia Correia.

Segue 'Vinho Verde Fest' com gastronomia e turismo

Com a 48.ª edição da Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação no seu dia derradeiro, a InvestBraga - Agência para a Dinamização Económica projecta já a segunda edição do 'Vinho Verde Fest', certame que decorrerá, também no Parque de Exposições de Braga, nos dias 15, 16 e 17 de Maio. 

Centrado na promoção do vinho verde, o evento irá, simultaneamente, promover a gastronomia e o turismo, estando previstas provas diárias de vinhos e gastronomia e 'showcookings' com chefes de cozinha, animação com dj e outras actividades. A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e a Entidade Regional deTurismo do Porto e Norte de Portugal associaram-se a 'Vinho Verde Fest. 

O sector do vinho verde conta actualmente com cerca de 21 000 produtores dispersos por 48 concelhos. Do programa da edição deste ano do 'Vinho Verde Fest' constam o segundo concurso de vinhos verdes InvestBraga, workshops e acções de formação com destaque para um curso de vinhos. Na área da gastronomia, destaque ainda para o 'Salão Gourmet' onde os visitantes encontrarão azeites, chocolates, compotas, conservas, doçaria conventual, queijos e outros produtos. 

Plano de Desenvolvimento Rural com todas as medidas em 2015

secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar anunciou ontem, em Braga, que, no decorrer de 2015, serão abertas todas as linhas de financiamento do Plano de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020. De visita à 48.ª edição da Agro - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, Nuno Vieira e Brito alertou que os fundos do novo programa comunitário de apoio à agricultura e desenvolvimento rural terão de ser bem aproveitados, destacando os quatro mil milhões de euros já inscritos nas medidas do PDR destinadas à instalação de jovens agricultores e ao investimento em explorações agrícolas.

O secretário de Estado evidenciou a "evolução notável e notória" da Agro da edição de 2014 para este ano como sinal do crescimento do investimento na agricultura e no agroalimentar
"A evolução do certame é evidente no nicho gourmet, que é importante nestas feiras que querem trazer o público urbano para o mundo rural", notou Nuno Vieira e Brito. 

De acordo com o secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, "os sectores agrícola e agroalimentar estão a crescer e a activar novos públicos".
De passagem pela área das empresas tecnológicas presentes na Agro, Nuno Vieira e Brito congratulou os "jovens que saíram das universidades" como valores "valores importantes" para a dinamização da agricultura. 

"Nota-se cada vez mais interesse dos expositores em desenvolver negócio, em relançar pequenos nichos do agro-alimentar", precisou o governante, que insistiu na necessidade de aproveitamento dos financiamentos comunitários, tal como aconteceu com o PRODER.
Para o novo quadro comunitário de apoio a Portugal, Nuno Vieira e Brito antecipa o "entusiasmo" dos produtores com as perspectivas de uma "gestão mais descentralizada" dos projectos de investimento até ao montante 200 mil euros, que passam a ser decididos ao níveis regional e local.

Sem comentários:

Enviar um comentário