quarta-feira, 1 de abril de 2015

Existências mundiais de cereais podem alcançar o seu valor mais alto em 15 anos

31-03-2015 
 

A previsão do Conselho Internacional de Cereais para a produção mundial, como o trigo e cereais secundário, em 2014/2015 reduziu em cinco milhões de toneladas desde o mês passado, para situar-se em dois mil milhões, uma ligeira descida anual.

No entanto, espera-se que as existências remanescentes mundiais aumentem para 429 milhões, o seu valor mais alto em 15 anos. Após o aumento da estimativa para a cevada, prevê-se que o comércio mundial de cereais atinge um valor recorde de 309 milhões de toneladas. As projecções de início do Conselho para a oferta e a procura em 2015/2016 assinalam uma descida da colheita mundial em três por cento para um total de 1.937 milhões de toneladas, com uma quada notável da produção de milho.

Tendo em conta a diminuição da oferta, o consumo de cereais para rações pode ser ligeiramente inferior, mas é previsível que o crescimento do consumo humano se ajuste à tendência a longo prazo. Espera-se uma certa descida das existências, sobretudo nos principais exportadores, cujas reservas de milho podem cair em quase 25 por cento.

É previsível uma modesta queda do comércio de cereais, com volumes menores de trigo e cevada e um aumento das vendas de milho e sorgo. A previsão para a produção mundial de arroz em 2014/2015 aumentou ligeiramente, para 475 milhões de toneladas, o que supõe apenas uma leve descida anual.

O aumento da estimativa desde Fevereiro é absorvido por uma subida dos valores para o consumo e as existências. No entanto, os "stocks" remanescentes mundiais seguem em torno das 101 milhões de toneladas, o seu nível mais baixo em quatro anos, sobretudo devido à forte descida nos principais exportadores.

Para o comércio mundial me 2015, de Janeiro a Dezembro, a projecção reduziu levemente em cerca de 42 milhões de toneladas, apenas inferior em cerca de três por cento ao máximo da campanha passada. A reflectir um pequeno ajuste para a América do Sul, a previsão para a produção mundial de soja em 2014/2015 diminuiu 314 milhões de toneladas, embora ainda seja um aumento anual de 10 por cento e de um valor recorde.

Tendo em conta que o consumo sofra apenas alterações, a previsão para as existências no encerramento desceu levemente, para 44 milhões de toneladas, ainda assim, trata-se de um aumento anual de 47 por cento e de um novo máximo histórico devido, em especial, à acumulação na Argentina e nos Estados Unidos.

Espera-se ainda que as importações por parta da China cresçam a um ritmo mais lento que nos anos anteriores, pelo que o comércio venha a aumentar apenas em cinco por cento.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário