terça-feira, 31 de março de 2015

Comissário quer mais mecanismos europeus para fazer face às crises

Março 30
12:07
2015

Segundo o Comissário Andriukaitis, a Comissão tem obrigação de encontrar mais mecanismos de controlo de mercado, de modo a evitar as crises no sector alimentar.

O grande problema são as crises no sector da segurança alimentar, que lançaram o pânico no mercado, prejudicando todo o sector produtivo.

Vai ser lançado um estudo, que passa primeiro por uma avaliação da eficácia do "Rapid Alert System for Food and Feed", fundamental para prevenir futuras crises no sector alimentar.

Este trabalho não pode ser só feito pela Comissão, os agentes económicos devem ter uma participação activa, devendo ter mesmo os seus próprios programas de contingência.

O Comissário foi ainda mais longe, ao afirmar que só quando os agentes económicos tiverem consciência de que têm de lutar contra este problema, ele será resolvido.

Garantiu, também, que está fortemente empenhado em lutar contra as fraudes no sector alimentar, pois estas podem pôr em causa a saúde pública e, mesmo que não o façam, causam uma distorção desleal no mercado.

A Comissão vai continuar a trabalhar nas medidas que tomou nos últimos dois anos, procurando melhorá-las e espera ter o apoio de todos os estados-membros, pois só uma harmonização das legislações pode levar a um combate à fraude num mercado livre europeu.

Um das prioridades são os controlos oficiais, cuja legislação está na fase final de actualização e em breve será proposta aos estados-membros.

A nova legislação vai, não só promover controlos mais eficazes a nível interno, mas também sobre os produtos que são importados de países terceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário