quinta-feira, 2 de abril de 2015

CNA: O fim das quotas leiteiras é mau para a produção nacional

Governo Português fica ligado a esta má medida que só favorece os países já hoje grandes produtores/exportadores de Leite e o grande agro-negócio.

O sistema das quotas leiteiras – a distribuição, entre Estados-Membro da UE e entre Produtores das quantidades de Leite a produzir para comercialização - chegou hoje ao fim por decisão da União Europeia anunciada há vários anos atrás.
Esta medida do fim das quotas leiteiras vem complicar ainda mais a já difícil situação da grande maioria dos cerca de 6.000 Produtores Nacionais de Leite, complica a situação da transformação e comercialização de Lacticínios por parte da indústria nacional e mais compromete a soberania alimentar do nosso País.
Até hoje, Portugal dispunha de uma quota leiteira ligeiramente superior a 2 milhões de toneladas / ano embora já estivéssemos a produzir (mais de 200 mil toneladas) abaixo dessa quantidade também em resultado das más políticas agrícolas e de mercados que têm eliminado os pequenos e médios Produtores.
O sistema europeu (e depois nacional) das quotas leiteiras não sendo um sistema perfeito pois de facto continha várias discrepâncias, todavia garantia a cada Estado-Membro e, depois, a cada Produtor, uma quantidade de produção leiteira para comercialização ou seja, estabelecia uma espécie de garantia em termos dos direitos a produzir/comercializar abrangidos pelo sistema das Ajudas da PAC .
O sistema das quotas leiteiras é, pois, um instrumento da política pública de controlo da produção/escoamento e de assegurar uma certa equidade entre Produtores e Estados-Membro.
A partir de hoje, 1 de Abril, será a "lei da selva" na Produção Leiteira.
Os países já hoje grandes exportadores de Leite ( a baixos preços) e o grande agro-negócio ficam agora à vontade para intensificarem/aumentarem a respectiva Produção/Comercialização e exportarem cada vez mais – designadamente para dentro de Portugal - o que ameaça a continuidade da grande parte da Produção Nacional de Leite e de Lacticínios.  E ao contrário do que diz a "conversa" oficial, os Preços à Produção vão ser pressionados para também baixar ainda mais, com ou sem "contratos" entre os Compradores e os Produtores.
Lamentavelmente, o actual bem como anteriores governos pouco ou nada fizeram para se oporem a esta decisão anunciada pela UE com tanta antecedência !
Da parte da CNA e Filiadas, da parte dos Agricultores Portugueses, desde início que  houve forte oposição ao fim das quotas Leiteiras.
Reafirma-se a nossa disposição para a luta em defesa dos direitos à Produção Nacional de Leite (e outros Produtos), em defesa da Soberania Alimentar.

Coimbra, 1 de Abril de 2015        //         A Direcção da  C N A

Sem comentários:

Enviar um comentário